gabarito oficial está disponível; confira


A primeira fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2024 foi aplicada neste domingo (19). A prova, que permite o ingresso na USP, teve duração de cinco horas e ocorreu das 13h às 18h.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Na prova da primeira fase, os candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha, sobre disciplinas do Ensino Médio, como: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês,

Matemática, Português e Química.

Para saber quantas dessas perguntas você acertou, basta conferir o gabarito oficial da Fuvest 2024, que já foi disponibilizado pela Fuvest. Confira abaixo!

Gabarito Fuvest 2024: gabarito oficial está disponível; confira

Veja: Fuvest 2024: saiba quais são os cursos mais concorridos
+ Fuvest: veja o que pode levar, horários e recomendações

Gabarito oficial da Fuvest 2024

Confira a seguir as respostas corretas dos cadernos do vestibular da Fuvest 2024, com as provas V, K, Q, X e Z:

gabarito fuvest 2024


Comentários sobre a prova da 1ª fase da Fuvest 2024

A primeira fase da Fuvest 2024 aconteceu neste domingo, dia 19 de novembro. Veja quais foram os temas que mais caíram na prova e a percepção dos professores do Curso e Colégio Oficina do Estudante sobre cada matéria do exame:

Inglês – professor Alexandre Torres

“A prova de Inglês da Fuvest trouxe temas recorrentes das questões sociais discutidos hoje em dia. Há um texto que fala sobre racismo na arte e a falta de valor dado em obras feitas por mulheres negras!”, afirmou o professor Alexandre.

“Outro texto aborda as mudanças na forma de se apreciar a arte num mundo mais urgente e tecnológico e, também, a discrepância do acesso às atividades desportivas entre jovens ricos e pobres. Os textos são de níveis de dificuldade média e os exercícios são de níveis fáceis e médios. Uma prova interessante!”, finalizou.

Biologia – professora Aline Biondo

Segundo a professora, a prova de Biologia da Fuvest foi dentro do formato dos últimos anos: prova com temas diversificados, bem conteudistas e com dificuldade de média a difícil. Exercícios tradicionais com heredogramas, ecologia, fisiologia humana e cladogramas foram encontradas pelos candidatos. 

“Além disso, a Fuvest abordou doenças e biotecnologia, assuntos que, usualmente, não aparecem com frequência na primeira fase. No geral, foi uma prova bem elaborada, sem muitas pegadinhas e que exigiu bastante conteúdo do candidato”, concluiu.

Física – professor Roberto di Alessandri

De acordo com o professor, na prova de Física desse ano caíram questões sobre os seguintes conteúdos: mecânica, ótica, termodinâmica, ondas, eletricidade e magnetismo. As questões precisvam de uma leitura atenta pra obter a informação correta.

“Dividindo em áreas, a prova teve três grandes setores: mecânica, um terço da prova, questões acessíveis, tradicionais, interpretação de gráfico de movimento, de energia, bem ‘pé no chão’, bem ‘carinha’ de Fuvest mesmo. Um segundo grupo, vou unir ótica, termodinâmica e ondas: teve um predomínio grande na prova, em torno de quatro, cinco questões e também posso considerar pé no chão, apesar de exigente. […] E por fim, eletricidade e magnetismo, três questões – que não fogem do habitual”, relatou.

Geografia – professor Luis Felipe Valle

Segundo o professor Luis, as questões de Geografia da prova da Fuvest seguiram o padrão do vestibular da USP: perguntas bastante coerentes e alinhadas com os conteúdos abordados na sala de aula, que exigem do estudante o conhecimento sobre a teoria e uma leitura bastante clara e consistente sobre diferentes assuntos. 

“A prova trouxe questões ambientais relacionadas à preservação, problemas urbanos, emissão de CO2 e aquecimento global. Teve questões interdisciplinares, falando um pouco sobre industrialização, na época de JK, crise de 29 e ciclo do café no Brasil. Também ligada à economia: trouxe questões relacionadas aos modais de transportes, pesca, questões envolvendo China e Taiwan, a evolução do PIB de diferentes países nas últimas décadas”, afirmou.

Matemática – professor Rodrigo do Carmo

Já em matemática, o professor Rodrigo afirma que caíram os conteúdos “clássicos” da Fuvest, ou seja, que sempre estão presentes: funções, geometria (plana e especial), análise combinatória e sequências numéricas. Além disso, também caíram questões sobre teoria dos números e resolução gráfica de sistemas lineares. 

“Por outro lado, nota-se a ausência de assuntos importantes para candidatos à carreira de exatas, tais como: função quadrática, complexos, polinômios e equações, probabilidade e geometria analítica”, enfatizou.

Humanidades – professor Silvio Sawaya

O professor Silvio explica que esta edição da prova da Fuvest apresentou, em média, seis questões de Humanidades na primeira fase: cinco de Sociologia e uma de Filosofia sobre Platão. Um dos motivos é a interdisciplinaridade, já que Humanidades se mistura com Geografia e História.

“Caiu filosofia clássica, interpretação de texto e aplicação. Já nas questões de sociologia: textos bastante longos, com as alternativas, também, bem longas. Então, foi uma prova trabalhosa da Fuvest em Humanidades”, afirmou.

História – professor Rodrigo Miranda

Segundo o professor, nas questões de história a prova pode ser considerada nível médio em termos de dificuldade, trabalhando vários temas tradicionais como: escravidão, Iluminismo, ciclo da cana e ciclo do café. Além disso, dessa vez, a prova de história manteve um equilíbrio maior entre questões de História do Brasil e questões de História Geral.

“Foi muito bom perceber que a Fuvest inovou em dois aspectos:
Primeiro, ela se aproximou mais do Enem e da Unicamp ao ter mais questões que valorizam aspectos relacionados a grupos marginalizados. Vimos questões voltadas para temática étnico-racial, que versam sobre a mulher, que trabalham com grupos originários indígenas, que não eram tão comuns nas questões da Fuvest.
E do outro lado, aquelas questões que sempre eram mais diretas da Fuvest, sem muita contextualização e texto de apoio, esse ano vimos que todas as questões estão muito bem contextualizadas”, explicou.

Quando sai os aprovados para segunda fase da Fuvest 2024?

Segundo a Fuvest, o resultado dos aprovados para a segunda fase será divulgado no dia 1º de dezembro. As provas da segunda fase da Fuvest 2024 vão ocorrer nos dias 17 e 18 de dezembro.

No primeiro dia da 2ª fase, os candidatos respondem 10 questões discursivas de Português, e fazem uma redação. No segundo dia, são 12 questões discursivas de 2 a 4 disciplinas específicas à carreira inscrita. 

Já a divulgação da lista geral de classificação no site da Fuvest vai ser publicada em 22 de janeiro de 2024.

Confira: Calendário Fuvest 2024
+ Quando sai os aprovados da Fuvest 2024?
+ Cursos da USP com maior e menor desistência dos alunos: veja a lista
+ Gabarito Fuvest 2024 prova V: confira as respostas da 1ª fase

Além da USP, onde fazer faculdade?

Sabia que, além da USP, você pode fazer o curso superior que você sempre quis com bolsa de estudos durante todo o curso? Isso é possível com a Quero Bolsa, o maior portal de educação do país. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos. 

Inclusive, pela Quero Bolsa é possível ver as ofertas de bolsas de estudo pelo curso, faculdade, localização, modalidade do curso e ainda pelo valor. Acesse o site e confira as ofertas e descontos disponíveis:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:



Source link