Google Doodle de hoje celebra a artista nipo-brasileira


O Doodle do Google de hoje (21), celebra o 110º aniversário da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Nascida em Kioto, no Japão, Ohtake veio ao Brasil em visita no ano de 1936 e, por conta da Segunda Guerra Mundial, acabou ficando no país. Pintora, gravadora e escultora, ela é conhecida por seu estilo abstrato e por algumas artes famosas que fez em vias públicas de São Paulo. Entre os principais exemplos, está a escultura “Ondas” na Avenida 23 de Maio, que marca os 80 anos de imigração japonesa ao Brasil, além de uma série de painéis na estação Consolação do metrô da cidade.

  • Google permite criar e encontrar sua ‘roupa dos sonhos’ com IA; entenda
  • Prêmio iBest 2023: vote no TechTudo como melhor site de tecnologia do Brasil

Na homenagem do Doodle de hoje, ilustrada por Michelle Kumata, a artista aparece no lugar do segundo “o” da palavra Google, pintando uma tela com uma borboleta pousada em seu ombro. As outras letras, por sua vez, trazem elementos de variados estilos presentes em suas obras. A seguir, saiba mais sobre a vida de Tomie Ohtake.

Tomie Ohtake: Google Doodle celebra 110º aniversário da artista nipo-brasileira — Foto: Reprodução/Google
Tomie Ohtake: Google Doodle celebra 110º aniversário da artista nipo-brasileira — Foto: Reprodução/Google

  • Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo
  • Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Tomie Ohtake nasceu no dia 21 de novembro de 1913 em Kioto, no Japão. Aos 23 anos, a artista veio ao Brasil para visitar seu irmão, mas, com a iminência da Segunda Guerra Mundial, ela e sua família não puderam retornar ao país e se estabeleceram no Brasil.

A trajetória de Ohtake nas artes começou por volta de seus 40 anos de idade, quando iniciou aulas de pintura com o artista Keisuke Sugano, também imigrante japonês. Já em 1957, fez sua primeira exposição no Salão Nacional de Arte Moderna, em São Paulo. Com um estilo abstrato, ela se destacou pela característica orgânica de suas formas, consideradas vibrantes e inovadoras para o estilo da época.

Além dos quadros e esculturas, Ohtake também se destacou pela arte pública. Muito ligada às suas heranças culturais, a artista realizou duas homenagens para a população nipo-brasileira. A primeira foi uma série de esculturas em forma de ondas instaladas na Avenida 23 de Maio, que marcam os oitenta anos da imigração japonesa, em 1988, e que concederam à artista uma condecoração federal da Ordem de Rio Branco. Depois, no centenário da data, Ohtake expandiu a homenagem com novas obras nos aeroportos de Guarulhos e de Santos.

"Ondas", escultura de Tomie Ohtake em homenagem aos 80 anos de imigração japonesa no Brasil — Foto: Reprodução
“Ondas”, escultura de Tomie Ohtake em homenagem aos 80 anos de imigração japonesa no Brasil — Foto: Reprodução

Outra obra marcante é a série de murais em mosaico presente na estação do metrô Consolação. Inaugurados em 1991, os painéis fazem referência às quatro estações do ano. Ao todo, ela fez 120 exposições individuais, 400 coletivas e recebeu 28 prêmios ao longo de sua trajetória.

Doodles são ilustrações comemorativas exibidas na página principal do Google e na logo do buscador em datas especiais. O Doodle de hoje (21), celebra o aniversário de 110 anos de Tomie Ohtake. Além das figuras, muitos Doodles contam com animações interativas e joguinhos, como o Doodle Champion Island, que divertem e educam os usuários.

Com informações de Google e Itaú Cultural

Veja também: Bard, ‘ChatGPT do Google’, é lançado no Brasil; veja como usar agora

Bard, 'ChatGPT do Google', é lançado no Brasil; veja como usar agora

Bard, ‘ChatGPT do Google’, é lançado no Brasil; veja como usar agora



Source link