Nenhuma das duas equipes aspirava mais nada na Liga Europa, mas nem por isso Ajax e AEK Atenas deixaram de buscar o campo de ataque na última rodada da fase de grupos. A partida foi movimentada durante os 90 minutos, e o time dos Países Baixos levou a melhor, vencendo por 3 a 1, na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã.
A situação da chave de Ajax e AEK Atenas ficou da seguinte forma: Olympique de Marseille em primeiro, com 12 pontos, classificado diretamente para as oitavas de final, enquanto o Brighton ficou com o segundo lugar da tabela, com um ponto a menos, e vai para a segunda fase do torneio. Os próximos cruzamentos serão conhecidos na próxima segunda-feira (18), através de sorteio.
Toma lá, dá cá
Os times entraram elétricos, fazendo muita pressão na saída de bola dos dois lados do campo. Porém, a bola parada do Ajax tirou o zero do placar logo aos 5 minutos.
Kristian Hlynsson cobrou o escanteio perfeitamente, e Chuba Akpom apareceu livre para marcar de cabeça. O goleiro estava na bola, mas furou a interceptação, e a bola sobrou limpa para o atacante mandar uma testada firme no lado para o centro do gol. Falha grotesca do goleiro Athanasiadis.
A resposta dos gregos foi a jato. Aos 11 minutos, Niclas Eliasson sofreu falta perto da entrada da área e o AEK também aproveitou a jogada aérea para igualar o marcador. Levi García pegou em cheio o levantamento na área e mandou uma cabeçada firme, sem chances de defesa para Diant Ramaj.
A partida continuou corrida, com tentativas de ataque em velocidade pelos dois times, mas foram os donos da casa que levaram a vantagem para o intervalo em um lindo lance de Jorrel Hato. O zagueiro de 17 anos conduziu a bola até perto da entrada da área, limpou o marcador, e soltou um passe na medida entre a defesa grega para Kenneth Taylor chutar rasteiro e cruzado no canto esquerdo.
Giorgos Athanasiadis aceita quase tudo, mas se redime no fim
Responsável pela falha no primeiro gol do Ajax no primeiro tempo, o goleiro Giorgos Athanasiadis “atacou” novamente na segunda etapa com outra falha bizarra. Em um momento em que o Atenas tentava igualar as ações ofensivas, com subidas rápidas, um contra-ataque minou a evolução do time visitante.
Chuba Akpom recebeu um passe pela direita de Ar’Jany Martha, em velocidade, e finalizou no meio do gol, de fora da pequena área. A princípio, o lance não levaria tanto perigo, mas o goleiro errou o tempo da defesa e, simplesmente, deixou a bola entrar. Um frangaço.
Depois da segunda falha, Athanasiadis parece ter acordado, e fez duas defesas incríveis para impedir a goleada do Ajax. Isso porque o camisa 10 da equipe neerlandesa estava inspirado e muito ágil nos contragolpes.
Primeiro, aos 40 minutos, Chuba bateu no centro da meta de Athanasiadis, que bloqueou o chute. Já aos 47, o mesmo atacante puxou o ataque na velocidade e mandou uma batida firme no canto esquerdo, mas rasteiro, e o arqueiro grego se esticou todo para mandar a bola para escanteio.
No fim das contas, mesmo com duas entregadas, Athanasiadis impediu que o placar fosse ainda mais elástico em Amsterdã.