Os consumidores já podem cadastrar seus celulares para solicitar o bloqueio em caso de roubo na ferramenta batizada de Celular Seguro. O bloqueio estará disponível a partir desta quarta-feira, mas já é possível fazer o cadastro por meio do site, abrigado no gov.br, e no aplicativo disponível para Android e IOS.
- Celular Seguro: para acessar plataforma é preciso ter conta de acesso ao gov.br. Veja como fazer
- Celular Seguro: Veja bancos que aderiram
A ferramenta vai funcionar como uma espécie de botão de segurança e, no cadastro do celular, o usuário tem a opção de informar também o IMEI, código de identificação do celular.
Não sabe o que é o IMEI? É um recurso de identificação internacional presente em todo smartphone. A sigla significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel em tradução livre) e é caracterizada por uma sequência de números e código de barra, úteis para identificar o celular em qualquer lugar do mundo.
- Experiência desagradável: ‘Um ladrão roubou meu celular e me mandou cerveja pelo iFood’
É importante saber também a marca e o modelo do celular, embora muitos consumidores não atentem para isso. Como descobrir? É fácil.
Celulares com sistema Android
- Na tela inicial, procure o ícone de configurações do seu celular (geralmente aparece como uma engrenagem);
- Nessa tela, selecione o ícone de informações (representado por um “i” dentro de um círculo) ou “Sistema”;
- Depois disso, basta acessar “Sobre o dispositivo”;
- Você verá o nome do modelo celular, o seu número de telefone, o nome técnico do eletrônico e o número IMEI para cada chip, além da versão Android que você está utilizando.
Celulares com sistema IOS
- Vá em Ajustes, na tela principal;
- Selecione “Geral”;
- Selecione “Sobre”;
- Você verá o nome do seu celular, a versão do software, o modelo do aparelho, o número do modelo, o número de série, a validade da garantia, a capacidade da memória, e várias outras informações, como a operadora que você utiliza e o seu IMEI.
No caso de celulares com sistema Android, uma das opções é clicar em “Configurações” e em “Sobre o telefone”. Depois, abra a opção “Status”. No rodapé da tela, estará o número desejado. Caso não apareça, será preciso pressionar ainda “Informações do IMEI”.
Para aparelhos com sistema iOs, basta acessar “Ajustes” e tocar em “Geral”. Depois, abra a opção “Sobre” e busque “IMEI”.
- Entenda: O que significa a S&P elevar a nota de crédito do Brasil?
Outra possibilidade — válida para qualquer tipo de aparelho, independentemente do sistema operacional — é digitar, no discador do aparelho, o código *#06#. O IMEI será exibido na tela.
É importante lembrar que, no caso dos aparelhos com espaço para dois chips, cada chip tem um IMEI. E, ao consultar os números, seja via configurações do celular ou via discando *#06#, será informado o IMEI de cada slot (slot 1 e slot 2), ou seja, de cada chip.
Se você só usa um chip no aparelho e não lembra em qual slot ele está, você pode consultar esta informação nas configurações do aparelho, em opções, que variam de modelo para modelo, como “sobre o SIM” ou “redes móveis”.