O Grindr, disponível para Android e iPhone (iOS), é um aplicativo gratuito de relacionamento voltado para a comunidade LGBTQIA+. O app causou polêmica, nesta terça-feira (26), ao supostamente emitir uma notificação durante a entrevista do ator Nicolas Prattes ao programa “Encontro com Patrícia Poeta” da TV Globo. Apesar das especulações nas redes sociais, Nicolas negou que o som ouvido pelos telespectadores seja do Grindr, e explicou que se tratava de uma pessoa que tentava entrar na videochamada. O som, no entanto, despertou curiosidade e interesse de internautas em relação ao funcionamento da ferramenta de namoro.
Semelhante ao Tinder, o Grindr possui filtros que podem ajudar usuários a refinarem suas pesquisas por pretendentes, como idade, gênero e orientação sexual específicas. É possível ainda, a partir do app, alterar a localização do mapa e encontrar perfis em outras cidades e até países. É necessário ter mais de 18 anos para ter acesso ao aplicativo. Confira, a seguir, o que é e como funciona o Grindr, aplicativo de relacionamentos que é sucesso de downloads no Brasil.
🔎 Cinco erros comuns em apps de relacionamento que você deve evitar
🚨 Últimas promoções do ano: acompanhe as melhores ofertas, descontos e cupons AO VIVO
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como saber quem te deu match no Tinder? Descubra no Fórum do TechTudo
O que é e como funciona o Grindr?
Grindr é um aplicativo de relacionamento para a comunidade LGBTQIA+. O usuário cria um perfil na plataforma e pode encontrar um parceiro por meio de filtros e a geolocalização. Em caso de interesse, basta clicar sobre a foto do perfil e começar uma conversa. A outra pessoa deve estar disponível e aceitar o bate-papo.
A plataforma foi lançada em 2009 e é atualmente reconhecida como o maior aplicativo de rede social para gays, bissexuais, trans e queer. Disponível em praticamente todo o mundo, a plataforma tem suporte para os idiomas português, alemão, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
O app oferece a versão paga “Grindr XTRA”, que custa R$ 39,90 por mês. Ela garante acesso sem anúncios, a possibilidade de ver mais perfis, checar apenas usuários online e filtrar os perfis para visualizar somente os que possuem fotos. Também é possível enviar mais fotos de uma vez, bloquear mais perfis e adicionar mais favoritos. O Grindr Unlimited, que custa R$ 214 ,90 por ano, permite acesso a todos os recursos anteriores, bem como à lista de quem viu o perfil, modo anônimo para navegar sem que ninguém te veja e cancelamento do envio de mensagens e fotos.
Para usar o Grindr, basta entrar na App Store no iPhone ou a Google Play Store no Android, buscar pelo nome do aplicativo e fazer o download gratuitamente. No primeiro acesso do Grindr, selecione a opção “Cadastrar”, aceite os termos de uso e informe seus dados manualmente, ou partir de uma conta Google, Facebook ou Apple ID. As primeiras informações solicitadas pelo app são nomes, foto, idade e identidade de gênero. Vale destacar que não existe uma versão para desktop do Grindr, a única maneira de usar o Grindr é baixando o aplicativo.
Com informações do Grindr.
Veja também: Como tirar online do Instagram no celular iPhone, Android e no PC
Como tirar online do Instagram no celular iPhone, Android e no PC