Publicidade
Para assinalar os 28 anos de emancipação político-administrativa de Balneário Gaivota, neste dia 29 de Dezembro (feriado), a comissão organizadora dos festejos estará servindo um bolo de 28 metros de extensão. O local das comemorações será na 3ª Avenida, com início às 20 horas. Após as homenagens alusivas ao aniversário do Município, com a presença do prefeito Kekinha, Vice Jonatã e demais autoridades, haverá o corte do bolo e show com banda baile, FAMA FESTA SHOW, do RS. A programação prossegue no sábado, dia 30, no palco da 3ª Avenida, com início às 21 horas, shows de Isa Mattos, Rick Martins e banda e Gabbi e Fernanda.
RÉVEILLON
A grande festa da virada será no dia 31/12 a partir das 21 horas, com DJ Marlon Borges; 22h show com Juliana Polonio e às 23h show com Mari e Rafa; 24h Show Pirotécnico e show com Mari e Rafa.
Publicidade
Município celebra crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico
Ao completar 28 anos de emancipação político-administrativo, nesta sexta-feira, 29 de dezembro, Balneário Gaivota tem muito a comemorar.
Neste ano de 2023, o IBGE concluiu o Censo 2022, onde apontou Balneário Gaivota com uma população de 15.669 habitantes, registrando alto índice de desenvolvimento humano, com IDHM de 0,728 e no ranking das cidades que mais cresceram em SC, ocupou a quarta colocação e nona colocação entre as 10 cidades em nível de Brasil. Os números são animadores, porém, segundo o prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha, não correspondem a realidade, já que cerca de 17 mil pessoas utilizam os serviços básicos de saúde.
Quanto ao crescimento dos últimos anos, a Administração Municipal atribui a expansão imobiliária, a regularização de imóveis através do REURB, os investimentos em ruas e estradas para facilitar a mobilidade, tanto na cidade quanro no interior.
Entre as rodovias, está a Caminhos do Mar, que faz a conexão turística entre os municípios de Balneário Gaivota Passo de Torres (ao sul) e Balneário Arroio do Silva (ao norte). O asfaltamento das avenidas Beira Mar, Norte e Sul, 7ª Avenida e ruas urbanas e nos bairros do interior, Ciclovias entre o limite com Sombrio até a entrada da cidade e na Avenida Beira Mar, norte e sul, permitem aos moradores e visitantes circularem com maior facilidade. A segurança do município recebeu uma base para a Polícia Militar, um novo quartel foi construído, em ponto estratégico de acesso ao balneário. A segurança nas escolas e centros de educação infantil também foi reforçada com vigilantes contratados.
A Administração tem investido na Saúde, com atendimento das 6 às 24h na Unidade Central Zenita Mendes Pedro, abertura de dois novos postos de saúde, na zona sul (Fernão Capelo) e Rua Nova. Em 2023 a Saúde de Balneário Gaivota recebeu premiação nacional, por excelência nos serviços de saúde, sendo um dos 4 municípios catarinenses a receber o prêmio. Na Educação, uma nova escola com capacidade para 700 alunos está sendo concluída no bairro Village Dunas e o prédio da APAE foi concluído.
As Secretarias de Obras e Agricultura e Pesca, estão atuando no programa Recupera Gaivota, proporcionando a recuperação de estradas, drenagens e valos para evitar novos alagamentos.
Desenvolvimento Sustentável
Balneário Gaivota é conhecida como a Praia das Passarelas em SC, devido ao grande número de edificações que ajudam a preservar as dunas e facilitar a acessibilidade dos banhistas até as praias. Para incentivar a construção de passarelas foi criado o Programa “Adote uma Passarela”, onde a iniciativa privada pode elaborar um projeto, apresentar para a Secretaria de Meio Ambiente e construir a mesma em parceria com o Município.
Além de 23km de praias, com a maior orla de SC, Gaivota também tem um rico complexo lagunar, com belas lagoas próprias para banho e com água potável. As lagoas mais tradicionais são: Lagoa de Fora, Lagoa da Terneira, Lagoa Cortada, Lagoa do Rodeio, Lagoa da Tapera, Lagoa do Avô, Lagoa do Papagaio e Lagoa da Frieira.
Histórico
Em 30 de agosto de 1990, com a promulgação da lei nº 770, que criou o distrito de Balneário Gaivota, cresceu a mobilização da população local, interessada na emancipação do então distrito de Sombrio.
Este movimento culminou com a criação da Comissão de Emancipação de Balneário Gaivota. Cumprindo todos os passos determinados pela legislação vigente, tal comissão viu coroada de êxito sua iniciativa e esforços, quando em 29 de dezembro de 1995, o governador do Estado de Santa Catarina sancionou a lei nº 10.054, criando o Município de Balneário Gaivota.
O seu primeiro Prefeito foi Everaldo João Ferreira, eleito em 03 de outubro de 1996. No mesmo ano, o censo realizado pelo IBGE constatou uma população de 4.344 habitantes no município. Atualmente, conforme o levantamento demográfico do Censo pelo IBGE, este número já ultrapassou os 15.669 (IBGE 2022). Na temporada de veraneio, estima-se uma população superior a 100 mil pessoas.