Ano Novo: Executivos revelam rituais para atrair prosperidade


Reunir a equipe para agradecer, dormir do mesmo lado da cama e detox de final de ano são algumas das superstições que empreendedores realizam para alcançar o sucesso em 2024

Comer romã, pular sete ondas e passar o Réveillon usando roupas brancas ou douradas são superstições praticadas por grande parte dos brasileiros, seja para atrair prosperidade e sucesso no próximo ano ou dinheiro. Entre os empreendedores, não é diferente, além de planejamentos estratégicos para o ano seguinte, 8 executivos compartilham seus rituais para agradecer pelas conquistas alcançadas, o que deve ser mudado para começar janeiro com o pé direito, prosperidade, dinheiro e sucesso nos negócios. Confira!

Longinus Timochenco, Vice-Presidente de Cibersegurança da CLEAR IT

“Há alguns anos, a Clear IT reúne os colaboradores para termos juntos um momento de reflexão e agradecimento pelas conquistas. É um período para celebrarmos os sucessos que tivemos, grandes ou pequenos, e expressar gratidão pelas contribuições individuais de cada colaborador. Com objetivo de preparar a equipe para o próximo ano, pela primeira vez, os colaboradores estarão reunidos como time para visualizar as metas e as aspirações do negócio, a fim de atrair positividade”, afirma o executivo da Clear IT, empresa que oferece soluções de proteção de dados, observabilidade, cibersegurança para middle e enterprises em todo o Brasil.
Luis Quintanilha, CEO da Kanna Coin

“Eu encaro este período como uma oportunidade crucial para refletir e planejar. Em minha vida pessoal, adoto um ritual de detox no final do ano. Por uma semana, me dedico a uma dieta de alimentos crus, sem tomar álcool e comer alimentos cozidos. Isso ajuda a recarregar as energias e entrar no novo ano com o pé direito”, afirma o cofundador da Kanna, primeira DAO ESG do Brasil que une a tecnologia blockchain com o mercado do cânhamo. Na vida profissional, o executivo destaca a realização de encontros individuais com cada um dos fundadores da empresa. “Antes de cada encontro, faço questão de pedir um minuto de silêncio. Este momento de quietude ajuda a esvaziar a mente e focar nas dinâmicas que se seguem”, finaliza.

Rodrigo Della Rocca, CEO do CondoConta

O CEO e cofundador da fintech para condomínios, CondoConta, destaca a realização de uma reunião com as lideranças no começo e final do ano, com foco em reflexão, planejamento e entendimento do sentimento de cada um dos líderes. “Nessas reuniões, todos dizem uma palavra de Check in no primeiro dia, da forma como estão se sentindo, e uma palavra de Check out ao final da semana com os verdadeiros sentimentos,” comenta o executivo.
Letícia Correia, CEO e fundadora da AVA Intimates

A estilista Letícia Correia, fundadora da marca de moda íntima AVA Intimates, anualmente passa todos os desejos para o papel. “Faço sempre um mapa de manifestações, onde eu escrevo tudo que gostaria de alcançar para o próximo ano, pessoal e profissional. Coloco ênfase no ‘eu vou alcançar’ e não no ‘eu gostaria’. Como exemplo, ‘eu vou abrir novas lojas físicas da AVA’ – ‘eu vou mudar de casa’, ao invés do ‘eu gostaria’. Além disso, temos a tradição de soprar canela todo dia 1° de cada mês”.

Marcella Zambardino, CIO e cofundadora da Positiv.a

Fundadora da marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos positiv.a, Marcella Zambardino começou em 2016 a jornada que a levaria a vender mais de 200 mil produtos em 2023 e, desde a criação, gerar mais de R$2,3 milhões pequenos produtores. Como ritual de fim de ano, a empreendedora escreve cartas. “Sempre escrevo duas cartas. A primeira com as coisas que quero levar para o ano seguinte. A segunda, com o que quero deixar para trás. Essa eu descarto após escrever”.
Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus

Com uma forte consciência ecológica desde a infância, Isabela Chusid criou a Linus, marca de lifestyle sustentável desenvolvedora da primeira sandália de plástico vegana nacional que alcançou 350 pontos de venda em 2023. O fim de ano marca o aniversário da empresa, além das festas de fim de ano e vendas de verão – melhor período do ano para a marca. Por isso, a empreendedora tem o ritual de agradecer pelas conquistas. “O fim de ano é muito especial na Linus. É nosso aniversário, então reunimos o time em dezembro, comemos docinhos veganos e aproveitamos para celebrar as conquistas”, compartilha Isabela.

Ale Costa, fundador da Cacau Show

O proprietário da marca de chocolate, Alexandre Costa, realiza rituais em datas comemorativas como Natal e Páscoa, com o time da Cacau Show. “No final do ano faço um ritual muito particular, com um convite para a nossa turma, e a presença é totalmente voluntária. Sugiro que as pessoas venham com roupas brancas, para trazer harmonia, coloco uma música de fundo bem calma, e juntos fazemos uma oração, em agradecimento ao ano que tivemos, ao reconhecimento de conquistas e principalmente à oportunidade de juntos podermos tocar a vida das pessoas com o trabalho que realizamos de forma doce e responsável”.
Rafael Stark, CEO do Stark Bank


O CEO da instituição financeira, Stark Bank, por outro lado tem uma superstição que adota durante todo o ano “Costumo dormir sempre do mesmo lado da cama, de modo que eu pise no chão primeiro com o pé direito. Para trazer sorte e prosperidade, para iniciar o dia, a semana, o mês ou até mesmo o ano novo, precisa ser sempre com o pé direito. Já tive discussões até com namoradas para dormir sempre do mesmo lado da cama”.



Source link