Primeiro nascer do sol de 2024 no Japão


As picadas de percevejos de cama podem causar reação alérgica em algumas pessoas, resultando em vergões que coçam intensamente (ilustrativa/banco de imagens)

A volta repentina no Japão das pestes que sugam sangue segue reportagens similares de surtos em países como Coreia do Sul e França, causando preocupação entre o público, visto que as viagens domésticas e internacionais estão se recuperando após a pandemia de coronavírus.

Publicidade

Os percevejos de cama, que medem cerca de 5mm de comprimento e são parentes noturnos dos percevejos-fedorentos, se escondem em rachaduras e nos espaços entre móveis durante o dia, saindo para se alimentar do sangue dos humanos à noite.

Suas picadas podem causar reação alérgica em algumas pessoas, resultando em vergões que coçam intensamente.

Dificuldades em detectar as criaturas minúsculas e a habilidade da fêmea de botar centenas de ovos em sua vida significam que infestações podem facilmente se espalhar se os percevejos de cama pegarem carona nas roupas ou pertences das pessoas.

Enquanto os percevejos de cama estejam presentes no Japão desde o fim do século 19 e sua propagação já foi desenfreada no país, seus números diminuíram drasticamente nos anos 1970 com o uso disseminado de inseticidas potentes.

Entretanto, a partir de 2000, alguns deles começaram a desenvolver resistência a inseticidas.

Aumento de consultas sobre percevejos em Tóquio e Osaka

De acordo com associação de controle de pestes de Tóquio, a capital recebeu 306 consultas relacionadas a percevejos de cama desde novembro de 2023, já ultrapassando o total de 247 em 2022.

Enquanto isso, Osaka havia recebido 307 consultas desde o fim de novembro, cerca de 50% a mais do que 2022. No fim de novembro, uma reportagem sobre percevejos de cama no metrô de Osaka se espalhou na mídia social, levando sua operadora a desinfetar todos os vagões.

A nível nacional, consultas no ano fiscal de 2022 aumentaram em cerca de 5 vezes a partir de 2009, para 683, com pessoas pedindo referências de exterminadores e ajuda para se livrar das criaturas minúsculas.

De acordo com Masaru Natsuaki, presidente da Sociedade do Japão de Entomologia e Zoologia e professor de dermatologia na Universidade Médica de Hyogo, infestações por percevejos de cama estão ocorrendo mesmo fora de áreas urbanas.

Surtos na Coreia do Sul e França

Ondas de surtos também foram relatados no exterior, com o governo sul-coreano declarando guerra contra as pestes em novembro, levando a campanhas de extermínio em alojamentos, transporte público e outras áreas públicas.

Na França, relatos recentes sobre percevejos de cama em trens, cinemas e escolas causaram pânico nacional, com temores que a imagem de Paris, que deverá sediar os Jogos Olímpicos neste ano, poderia ser prejudicada.

Recomendação de especialista

Natsuaki recomenda colocar roupas e pertences em sacos plásticos e acomodá-los longe da cama quando viajar. Contudo, ele acrescenta que pânico é desnecessário.

“Embora suas picadas causem coceira intensa, os percevejos de cama não transmitem doenças. Se você tomar medidas preventivas, não há necessidade de medo em excesso”, disse ele.

Percevejo de cama: トコジラミ tokojirami ( ナンキンムシ nankinmushi)
Fonte: Japan Times





Source link