Em busca de um meio-campista experiente para reforçar o elenco ainda nesta temporada, o Paris Saint-Germain tem Bruno Guimarães como ‘plano A’.
Segundo apurou a ESPN, o titular absoluto do Newcastle encabeça a lista de prioridades do clube parisiense.
O jogador tem a carreira conduzida por Giuliano Bertulucci. O agente tem excelente trânsito dentro do Parque dos Príncipes, e recentemente trabalhou ao lado de Luis Campos, diretor de futebol do PSG, nas contratações do zagueiro Lucas Beraldo e do volante Gabriel Moscardo, ambos empresariados por Bertulucci.
A missão, contudo, não será simples. O primeiro entrave é a condição do brasileiro na Premier League.
Um dos símbolos do processo de ascensão do Newcastle, Bruno Guimarães é peça central na equipe do técnico Eddie Howe e alcançou rapidamente o status de ídolo.
O atleta foi destaque na campanha do 4º lugar no Campeonato Inglês da última temporada, que levou a equipe novamente à disputa da Uefa Champions League, caindo na fase de grupos em uma chave que contava justamente com o Paris Saint-Germain.
Foi justamente esse cenário que levou os Magpies a renovar o contrato do meio-campista até junho de 2028.
A multa rescisória prevista no atual vínculo, que não foi confirmada publicamente pelo clube, está na casa dos 100 milhões de libras (algo em torno de R$ 537,6 milhões).
O Newcastle desembolsou 52 milhões de euros para tirar o brasileiro do Lyon em janeiro de 2022.
Se o Paris Saint-Germain se mostrar disposto a desembolsar integralmente o valor da multa, no entanto, há pouco que o Newcastle possa fazer em relação à manutenção do brasileiro.
O segundo entrave é a rivalidade entre dois dos principais fundos de investimento do futebol.
A equipe inglesa é controlada majoritariamente pelo Public Investment Fund, fundo soberano da Arábia Saudita, enquanto os franceses tiveram suas ações adquiridas em 2011 pela QSI, Autoridade de Investimento do Qatar.
A relação entre os países, no entanto, melhorou consideravelmente após a Copa do Mundo de 2022.
O Paris Saint-Germain acertou no início de 2024 a contratação de Gabriel Moscardo, revelado pelo Corinthians, mas entende que o jovem é uma aposta para o futuro. O brasileiro precisará passar por um procedimento cirúrgico e perderá três meses fora dos gramados, e deverá ser integrado ao elenco apenas na próxima temporada.
Outro nome para a posição, o uruguaio Manuel Ugarte viu seu desempenho cair sob a gestão de Luis Enrique, e chegou a ser ironizado publicamente pelo treinador após a vitória do PSG na Supercopa da França.
“Hoje ele esteve excelente. Zero bolas perdidas, maravilhoso. Nenhum erro. Perfeito”, disse o treinador, que manteve Ugarte entre os reservas na partida.
Bruno Guimarães vem sendo monitorado há algum tempo pelo Paris Saint-Germain, ainda na gestão de Antero Henrique no departamento de futebol. Mesmo que não exerça mais o cargo de diretor, o português mantém influência no clube, principalmente pela proximidade com Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar, e Nasser Al-Khelaïfi, presidente do PSG.