De volta, Sunderland x Newcastle tem irmão de Bellingham como astro


Pela primeira vez desde março de 2016, Sunderland e Newcastle ficarão frente a frente no gramado.

Foram quase oito anos sem que ocorresse uma das maiores rivalidades do futebol inglês, e neste sábado (06) a espera vai acabar. Os times enfrentam-se no Stadium of Light, às 9h45 (de Brasília), pela terceira fase da Copa da Inglaterra, com transmissão pela ESPN no Star+.

Este é o segundo maior intervalo sem o clássico desde que eles duelaram pela primeira vez na primeira divisão inglesa em 1898. Somente entre março de 1934 e outubro de 1948, os torcedores ficaram por um período mais longo sem o Tyne-Wear derby.

Na Copa da Inglaterra, este será o primeiro confronto entre eles desde março de 1956, quando o Sunderland venceu por 2 a 0 fora de casa nas quartas de final, antes de cair na semi para o Birmingham.

O Newcastle foi rebaixado em 2016 e subiu já em 2017, ano em que o Sunderland cairia.

Os Black Cats iriam para a terceira divisão já na campanha seguinte e ficaram por lá por quatro temporadas e hoje estão no segundo ano no segundo escalão, enquanto os Magpies se mantiveram na Premier League neste período todo.

De acordo com uma lista feita pelo jornal The Telegraph em abril de 2018, Sunderland x Newcastle ficou na segunda colocação na lista de rivalidades “mais ferozes” do futebol inglês.

“As pessoas dizem que a rivalidade Tyne-Wear é realmente sobre a Guerra Civil Inglesa, quando Newcastle permaneceu leal à coroa e Sunderland ficou do lado do parlamento. Mas diga isso ao torcedor do Newcastle pego dando um soco em um cavalo da polícia. Isso não é somente uma história de duas cidades, ou um jogo de futebol com tropa de choque, mas uma rodada de real importância simbólica, do tipo que define uma temporada inteira, uma carreira inteira”, dizia a publicação.

Nos títulos, o Sunderland leva vantagem no Campeonato Inglês, com seis taças (1891–92, 1892–93, 1894–95, 1901–02, 1912–13 e 1935–36), sendo o sexto maior vencedor ao lado do Chelsea.

Newcastle aparece na sequência, com quatro troféus (1904–05, 1906–07, 1908–09 e 1926–27). Na FA Cup, no entanto, o cenário se inverte: 6 a 2 para o Newcastle. A dupla jamais conquistou a Copa da Liga, competição em que os Magpies foram vice-campeões em 2022-23.

Para o duelo de sábado, o Newcastle chega claramente como favorito, mas tentará reverter um retrospecto recente bastante desfavorável, uma vez que não vence seu rival desde agosto de 2011.

São seis derrotas e três empates nos últimos nove confrontos, sendo que ficaram no empate por 1 a 1 no duelo mais recente, em 2016, após seis vitórias seguidas do Sunderland com um saldo de 13 a 1.

Vindo de seis derrotas nos últimos jogos e eliminações na Champions League e Copa da Liga, o Newcastle vive um momento turbulento na temporada, muito por conta da queda do seu desempenho defensivo e também das lesões, que causaram muitos desfalques sobretudo no meio de campo, setor em que não conta também com o suspenso Sandro Tonali. Agora, os Magpies têm na Copa da Inglaterra a sua grande chance de um título de elite desde 1954–55, quando conquistaram sua última copa – depois disso, só faturou a segunda divisão.

Já o Sunderland vem de uma mudança, já que Michael Beale, ex-auxiliar de Rogério Ceni, assumiu o time há menos de 20 dias, após a demissão de Tony Mowbray.

O time vem de duas vitórias e um empate nas últimas três rodadas da Championship e segue firme na briga por um lugar na próxima Premier League. Seu último grande troféu também foi na FA Cup, em 1972-73.

Dentro de campo, os Black Cats contam com Jobe Bellingham, irmão mais novo de Jude, estrela do Real Madrid.

O meio-campista de 18 anos foi titular em 24 das 26 partidas da segunda divisão e marcou quatro gols, atrás só dos 12 de Jack Clarke. Ele chegou como um dos principais reforços da temporada, após ter se transferido do Birmingham. Do lado dos Magpies, há jogadores do peso de Bruno Guimarães, Alexander Isak, entre outros.

São apenas mais alguns atrativos para um clássico que, independentemente de quem jogue ou do que valha, já pararia a Inglaterra naturalmente.



Source link