Em menos de 24 horas de “Big Brother Brasil 24”, o merendeiro Maycon — integrante do grupo Pipoca, formado por pessoas anônimas — passou a ser apontado, nas redes sociais, como o vilão desta edição do reality show. O fato é praticamente uma unanimidade entre internautas. Mas por que, afinal, o cozinheiro escolar de 35 anos, natural de Balneário Camboriú (SC), ganhou tão rapidamente a pecha de antagonista?
- Serenidade: Calmaria de Wanessa Camargo em prova do líder no ‘BBB 24’ gera memes: ‘Já tem carro na garagem’
- Veja vídeo: Participante do ‘BBB 24’, Isabelle é musa de Parintins, posou nua e já driblou perrengue em desfile
A seguir, confira uma lista de motivos que explicam a questão.
O participante não esconde o orgulho que mantém com sua profissão de cozinheiro escolar. “Sou a tia da merenda”, ele diz, com gosto, repetidas vezes. Até aí tudo bem. Mas alguns participantes não gostaram da maneira como ele parece ter “sitiado” a cozinha ao alertar, para os demais colegas, que aquele será seu espaço, muito mais do que ninguém. Nas redes sociais, o público também não aprovou o comportamento.
- ‘BBB 24‘: veja lista de participantes completa
Acusações por capacitismo
Uma fala de Maycon para o colega Vinicius Rodrigues, atleta paralímpico e integrante do Grupo Camarote, fez com que ele passasse a ser acusado por capacitismo nas redes sociais. Na primeira rodada da primeiríssima prova do líder, na noite última segunda-feira (8), o cozinheiro escolar precisou escolher uma pessoa para percorrer, num tempo limitado, o pequeno circuito com obstáculos e lama que fazia parte do cenário da disputa.
Na ocasião, ele teceu uma série de comentários controversos com o brother. O atleta precisou interromper a competição, no meio do percurso, para retirar a prótese da perna e seguir em frente. “Bora brincar, Vini?”, perguntou Maycon, em tom debochado. “Sobe de boa isso aí (a escada), Vinicius. A cara dele fechada de mal já. Ele falou que queria correr hoje”, acrescentou.
‘BBB’ 24: Veja o antes e o depois dos participantes do Camarote
.
Outro momento que provocou revolta entre internautas aconteceu também durante a prova (de resistência) do líder. Em conversa com os colegas de confinamento, Maycon sugeriu que todos elegessem um apelido para a perna de Vinicius. “Vamos botar um nome no ‘cotinho’. A gente pode botar um apelido no ‘cotinho’? Te batizar?”, perguntou o merendeiro, deixando Vinicius desconfortável.
O fato foi amplamente repudiado nas redes sociais. “Em menos de 24h de programa e o Maycon já foi capacitista 2 vezes com o Vinicius, e independentemente se ele incomoda ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade”, comentou um internauta, em tom indignado.
Flatulência na prova do líder
No primeiro dia de confinamento, Maycon afirmou que sua alimentação está desregulada. E mais. Que ele estava segurando a flatulência há muitíssimo tempo, e que precisaria liberar os gases em meio aos colegas, no reality show. Sim, o rapaz falou tudo isso, em poucas horas na casa. E soltou vários puns durante a primeira prova do líder.
Quando se aliviou, a reação dos brothers que ainda disputam a prova foi unânime. Ninguém reclamou do fato diretamente com Maycon, mas queixaram-se do mal cheiro. “Resistência real, Brasil”, lamentou Marcus. “Que coisa horrível. Não foi uma coisa discreta, não”, afirmou Giovanna.
Outra reclamação — entre os participantes e os espectadores — é que Maycon pouco fica em silêncio. O brother está sempre falando algo, e com a voz elevada. “Meu deus, o Maycon não cala a boca nem para respirar”, brincou um internauta, por meio do Twitter.