A cidade do Rio voltou a bater seus recordes quando o assunto é calor. Guaratiba, na Zona Oeste, fica com o prêmio de mais quente — pelo menos entre as regiões com estações meteorológicas do Alerta Rio, sistema da prefeitura. Nesta quarta-feira, o bairro teve a temperatura máxima, até agora, de 41,8 graus, às 11h30, e a sensação térmica, de 59,5 graus, às 11h45. Não é previsão de chuva, com previsão de voltar a partir de quinta-feira e se estender até o fim de semana, acompanhada da queda dos termômetros.
- Calorão sem refresco: sensação térmica passa dos 50 graus, mas plano de contingência do Rio ainda não avançou
- Chuva no Rio: projetos contra enchentes foram suspensos ou sequer saíram do papel
Na terça-feira, Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, registrou a maior temperatura, até então, do verão — que começou em 22 de dezembro —, ao atingir 40,7 graus. Um dia antes, a mesma região foi a recordista de sensação térmica mais alta desta estação, com 58,4 graus. Números ultrapassados nesta quarta.
Quais bairros registraram sensação térmica acima de 50 graus?
Nesta quarta, outros dois bairros da cidade já registraram sensação térmica acima de 50 graus, sendo eles: Santa Cruz, com 52 graus, às 11h50; e Barra/Riocentro, com 50,7 graus, às 11h. O céu pode variar entre parcialmente nublado e claro. Não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos, ocasionalmente moderados. As temperaturas seguem elevadas, com mínima prevista de 24 graus.
- Levada pela mãe: Menina encontrada mais de um ano após desaparecer: ‘Minha filha cresceu muito’, conta pai
- Ar-condicionado portátil ou de janela: qual a melhor escolha?
Toda a cidade enfrenta o calorão, inclusive os pets. Na Zona Sul, no Flamengo, uma porta aberta de uma loja de roupas virou o ponto de descanso de 10 cachorros que davam o passeio matinal. No local, um termômetro de rua já marcava 34 graus, às 10h10.
Cuidados durante dias de calor
Em dias com essas condições, com sol e calor intensos, é preciso redobrar o cuidado com a saúde. Entre as indicações estão: hidratar-se bem; evitar exercícios ao ar livre; usar roupas leves; usar protetor solar; optar por refeições leves; manter os ambientes arejados e ventilados; cuidado com os pets, reforçando a hidratação e evitando passeios em horários muito quentes para não provocar queimaduras nas patas.
- Em meio às águas: As histórias de duas mulheres que revelam o desespero das vítimas das chuvas no RJ
- Feriados 2024: calendário com folgas e pontos facultativos do ano
Como fica a previsão do tempo para os próximos dias no Rio de Janeiro?
Segundo o Alerta Rio, na quinta e na sexta-feira, a formação de um sistema de baixa pressão no oceano deixará o tempo instável, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte entre a tarde e à noite, podendo estar acompanhadas de raios. A chuva poderá passar de 25 mm/h em pelo menos um ponto da cidade. As temperaturas apresentarão declínio acentuado e os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes (até 76km/h).
A previsão de chuva segue para o fim de semana. No sábado, instabilidades associadas ao deslocamento deste sistema de baixa pressão no oceano influenciarão para pancadas de chuva moderada a forte a partir da manhã, acompanhadas de raios. A chuva poderá passar de 25 mm/h em pelo menos um ponto da cidade. No domingo, a previsão é de chuva fraca a moderada a qualquer momento, podendo passar de 10mm/h em pelo menos um ponto.
- Ajuda a atingidos: Assessora de Beyoncé faz ação internacional para vítimas das chuvas no Rio
Como fica o tempo nos próximos dias
Veja a previsão para a cidade do Rio, segundo o Alerta Rio:
- quarta-feira: céu claro a parcialmente nublado. Sem chuva. Máxima de 42 graus e mínima de 24 graus.
- quinta-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Máxima de 39 graus e mínima de 23 graus.
- sexta-feira: céu nublado a encoberto. Pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite. Máxima de 32 graus e mínima de 22 graus.
- sábado: céu nublado. Pancadas de chuva a partir da manhã. Máxima de 34 graus e mínima de 21 graus.
- domingo: céu nublado a encoberto. Chuva fraca a moderada a qualquer momento. Máxima de 29 graus e mínima de 19 graus.
2023 foi o ano mais quente da história
Com uma média de 14,98°C, a temperatura do ano passado foi 1,48°C superior à da era pré-industrial