Uma nova versão da novela “Renascer” estreia na segunda-feira (22) na TV Globo e será uma adaptação da versão original e 1993, que foi criada por Benedito Ruy Barbosa.
Quem vai conduzir a versão atual é Bruno Luperi, neto do autor, e a direção ficará com Gustavo Fernandez, que já havia sido responsável pelo remake de “Pantanal”, de 2022.
Pegando carona no sucesso do remake da novela de 1990, a Globo aposta na reedição de uma das dez maiores audiência de todos os tempos.
Quem entender por que a primeira versão de “Renascer” foi tão icônica? A CNN explica:
Volta de Benedito Ruy Barbosa à Globo
Benedito Ruy Barbosa, criador da novela, é um dos maiores autores da história do gênero no Brasil. Ele foi responsável por produções como “Cabocla”, “Paraíso”, “Sinhá Moça”, “Pantanal”, “O Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “Esperança”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”.
Algumas delas, inclusive, ganharam remakes escritos pelo próprio autor.
Até “Pantanal”, exibida originalmente na Rede Manchete, o autor já havia escrito dezenas de novelas, mas nenhuma delas ocupou o horário nobre da TV Globo. Foi o sucesso da história de Juma Murruá que alçou Benedito Ruy Barbosa às novelas das oito
“Renascer” foi a primeira de uma sequência que teria ainda “O Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “Esperança” e “Velho Chico”.
Casal de protagonistas
Leonardo Vieira e Patrícia França fizeram sua estreia na TV Globo com “Renascer”. Eles viveram o casal de protagonistas Zé Inocêncio e Santinha na primeira fase da novela.
O sucesso foi tamanho que, apesar da curta participação na novela, a dupla ganhou o direito de interpretar outro par romântico e deu vida aos protagonistas de “Sonho Meu”, também de 1993.
Elenco de peso
Além da dupla estreante, o elenco da primeira versão de “Renascer” contava com nomes de peso. Antônio Fagundes vivia Zé Inocêncio na fase adulta, Adriana Esteves interpretou Mariana e Marcos Palmeira ficou com o papel de João Pedro.
A lista de atores e atrizes escalados para a produção inclui ainda nomes como Herson Capri, Patrícia Pillar, Chica Xavier e Osmar Prado, além de contar com participações especiais de José Wilker, Fernanda Montenegro, Taumaturgo Ferreira e Grande Otelo.
Lançou grandes estrelas
Além de nomes já consagrados na indústria das novelas, “Renascer” também fez apostas certeiras em seu elenco.
Jackson Antunes, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis fizeram sua estreia na TV Globo com a novela de Benedito Ruy Barbosa.
Atuações premiadas
As atuações foram tão boas que a novela “Renascer” dominou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de 1994. A produção abocanhou os troféus de:
- Melhor Novela
- Melhor Ator (Antônio Fagundes)
- Revelação Masculina (Jackson Antunes)
- Melhor Ator Coadjuvante (Osmar Prado)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Regina Dourado)
Superprodução
Com a narrativa ambientada em Ilhéus, na Bahia, “Renascer” teve boa parte de suas cenas gravadas por lá.
Somente a casa de Jacutinga, personagem vivida por Fernanda Montenegro que era dona de um bordel, ganhou um cenário na cidade cenográfica de Jacarepaguá, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.
Trilha sonora marcante
A produção, que demorou apenas dois anos para ser reexibida no Vale a Pena Ver de Novo, tinha uma trilha sonora com dois CDs inteiros.
A música de abertura era “Confins”, interpretada por Batacotô e Ivan Lins, cantor que já havia emplacado músicas e novelas como “Roque Santeiro”, de 1985, e “Direito de Amar”, de 1987.
Outras vozes presentes na trilha sonora de “Renascer” eram Roberto Carlos, Fábio Jr, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Guilherme Arantes, Sérgio Mendes, Fágner, Gilberto Gil, Roupa Nova, Adriana Calcanhoto, Agnaldo Rayol, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Tim Maia, Alceu Valença, Nan Caymmi e Mores Moreira.
Compartilhe: