Com uma dívida total de R$ 20,3 bilhões, a Gol acaba de informar que entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, o chamado chapter 11. A companhia, com isso, confirma uma possibilidade com a qual o mercado já trabalhava e segue o caminho já trilhado por outras empresas aéreas que atuam ou já atuaram no Brasil, como a Latam e a Avianca, que buscaram a reestruturação financeira por meio da justiça americana após a pandemia.
O pedido nos EUA é uma saída para a Gol ter um processo de recuperação judicial mais rápido que no Brasil e que também oferece maior proteção em relação à retomada das aeronaves por parte dos arrendadores. Segundo o CEO da Gol, Celso Ferrer, o principal objetivo é reestruturar a dívida de R$ 9,8 bilhões com os 25 arrendadores das aeronaves, que seguem a lei americana.
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“O processo é para proteger a companhia de qualquer ação a ser tomada por arrendadores das aeronaves e dar tempo e condições para que essa renegociação seja feita de forma organizada”, disse Ferrer, que atribuiu a gravidade dos problema financeiros da empresa aos impactos da pandemia.
![Gol: companhia acertou financiamento de US$ 950 milhões com bondholders — Foto: Divulgação](https://s2-pipelinevalor.glbimg.com/CrJaKH-C52lffEhL_JayqjKHkks=/0x0:768x458/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b3309463db95468aa275bd532137e960/internal_photos/bs/2023/B/c/o6sWCATAGCxumq0VYU0A/aviao-da-gol.jpeg)
A companhia já vinha negociando individualmente com os arrendadores desde junho. As conversas, segundo Ferrer, evoluíram em diferentes estágios, com alguns “apoiando muito” o realinhamento do fluxo de caixa. Por isso, Ferrer espera que o processo judicial seja menos demorado que o tempo levado por outras companhias da América Latina, de um a dois anos. “Não estamos em um cenário da pandemia, estamos com demanda consistente e a Gol possui uma operação simples, opera o mesmo modelo de aeronave”, disse Ferrer.
Com o processo, a Gol esperar desalavancar a empresa e trazer liquidez para manter a operação das atividades. A companhia disse que inicia o processo judicial com o compromisso de obter um financiamento de US$ 950 milhões com um grupo de bondholders (ad hoc group) da Abra, holding que controla a Gol, que será provido na modalidade debtor in possession (DIP). A companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do primeiro dia com o tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias.