Ebserh publica números da Pesquisa de Satisfação do Residente — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou nesta semana o resultado do quinto ciclo de Pesquisa de Satisfação do Residente, instrumento que avalia acertos e oportunidades de melhoria presentes nos programas de residência dos hospitais universitários. São analisados diversos quesitos, divididos em infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional.

Foram registradas, neste ano, 4.099 respostas em 41 hospitais, uma adesão de 52,1% de participantes, número 21,4% maior que os 42,9% do ano passado. Dentre os participantes, 70,1% estão satisfeitos com os Hospitais Universitários Federais como campo de prática. 52,9% dos que responderam atribuíram notas entre 8 e 10 aos HUFs, porcentagem 28,3% maior que os 41,2 atribuídos em 2022. A avaliação geral da pesquisa foi de 6,91.

Para o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique Rezende, a pesquisa reflete potencialidades e aspectos a serem aprimorados nos programas de residência da estatal, que busca o aprimoramento contínuo desses programas em prol dos que deles participam e dos serviços oferecidos à sociedade. “A participação dos residentes nesse espaço é essencial para pensar ações que beneficiem esse público, tendo em vista que a Pesquisa de Satisfação do Residente é um importante instrumento que subsidia os gestores em relação às ações de melhoria contínua dos programas de Residência. Esperamos que os resultados da pesquisa repercutam em projetos para fortalecer ainda mais o nosso propósito: Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviços da vida e do SUS”, acrescentou.

Além do caráter analítico, as pesquisas de satisfação orientam ações desde a sua primeira edição. Como desdobramentos da pesquisa de 2019, foram destinados recursos aos hospitais com foco específico nas residências. Já a partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), gerido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi), que orienta os hospitais a criarem Planos de Melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática.

“Entre 2022 e 2023, os gerentes de Ensino e Pesquisa das unidades vinculadas puderam utilizar os resultados como base para o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), por meio do qual os hospitais da Rede elaboram seus Planos de Melhorias, com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do campo de prática”, explicou Diego Henrique Rezende,

Os resultados do quinto e dos demais ciclos da Pesquisa de Satisfação do Residente estão disponíveis nos seguintes links:

Microsoft Power BI (2023)

Pesquisa de Satisfação do Residente — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (www.gov.br) (Anos anteriores)

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh





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