O Golden State Warriors derrotou o Memphis Grizzlies nesta sexta-feira (02) pelo placar de 121 a 101 no FedExForum, em Memphis. A equipe de San Francisco contou com uma grande atuação de Jonathan Kuminga, que anotou sua segunda maior pontuação tanto na temporada quanto na carreira, e viu o restante do elenco contribuiur com um segundo tempo dominante.
O camisa 00 foi o grande destaque da noite, sendo responsável por 29 pontos, seis rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola em 37 minutos que esteve presente em quadra. Stephen Curry contribuiu com 20 pontos, seis rebotes, seis assistências e um toco, e viu Draymond Green encerrar a noite com nove pontos, 12 rebotes, seis assistências e três tocos. O brasileiro Gui Santos chegou a entrar em quadra, anotando quatro pontos e dois rebotes em cerca de 11 minutos em quadra. Pelos Grizzlies, Jaren Jackson Jr. chamou a atenção com 27 pontos, cinco rebotes, duas assistências, dois roubos de bola e dois tocos, e recebeu a ajuda de Jacob Gilyard (16 pontos, cinco assistências, dois roubos de bola e um toco) e de David Roddy (16 pontos e quatro assistências).
Os jogadores de Steve Kerr foram melhores no aproveitamento de arremessos (55,4% contra 40,2%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (37,9% contra 30,4%), no aproveitamento de lances livres (81,8% contra 70,8%), nas assistências (32 contra 30), nos rebotes defensivos (40 contra 28) e nos tocos (oito contra quatro). Os comandados por Taylor Jenkins saíram na frente nos rebotes ofensivos (nove contra seis), nos turnovers (13 contra 14) e nos pontos anotados em turnovers (19 contra 15). As duas equipes acabaram empatadas nos roubos de bola, com sete para cada lado.
O JOGO
O primeiro quarto mostrou que a partida poderia ser bem equilibrada, tendo um total de dois empates e oito trocas de liderança, sendo quatro para cada lado. Durante todo o período, nenhuma das equipes chegou a abrir mais de cinco pontos, o que acabou sendo uma tarefa difícil para os Grizzlies que conseguiram ficar na frente por quatro pontos, sendo essa a maior diferença deles na partida, com cinco minutos no relógio depois de Gilyard dar assistência para a bola tripla de Vince Williams Jr. Os Warriors acabaram ficando com a vantagem final, e encerraram os primeiros 12 minutos de jogo vencendo por 24 a 23.
No segundo quarto, os Grizzlies buscaram a virada rapidamente, e conseguiram voltar a liderar o confronto com pouco mais de quatro minutos jogados com um arremesso de três pontos certeiro de Gilyard depois do passe de Tosan Evbuomwan. Mas em três minutos e meio, os Warriors tiveram uma corrida de 15 a 4, e chegaram aos dígitos duplos de vantagem com Kuminga convertendo dois lances livres após a falta cometida por Roddy. Os visitantes conseguiram aumentar a diferença nos minutos finais do primeiro tempo, mas a bola tripla de Evbuomwan após a assistência de Roddy e o erro de Brandin Podziemski na quadra de defesa no segundo final fez com que as duas equipes fossem para os vestiários com a vitória parcial da equipe de San Francisco por 57 a 47 (33 a 24 no quarto).
Na volta para a quadra, os Warriors dominaram os dois lados da quadra, e conseguiram ficar na frente durante todos os 12 minutos da terceira parcial da partida. A vantagem da equipe visitante ficou acima dos 10 pontos em cinco oportunidades, chegando a ficar com a liderança por dígitos duplos por pouco mais de nove minutos. A menor desvantagem que os Grizzlies conseguiram colocar foi de seis pontos, quando John Konchar deu passe para a bola tripla de Jackson Jr. Com pouco menos de seis minutos a serem jogados. Nos cinco segundos finais, Lester Quinones sofreu falta de Luke Kennard, e converteu os dois lances livres para, depois o erro do camisa 13 adversário no segundo final, irem ao quarto final vencendo por 85 a 73 (28 a 26 no quarto).
No quarto final, os Warriors continuaram sendo fortes no ataque e na defesa, não deixando os adversários se aproximarem de uma possível virada nos 12 minutos finais da partida. Novamente, a diferença acima dos 10 pontos ficou em cinco oportunidades, ficando com a vantagem nos dígitos duplos por mais nove minutos. Kuminga, que nos quartos anteriores tinha anotado 17 pontos, brilhou com um 80% de acerto nos arremessos de quadra e 75% nos arremessos de três pontos, anotando 12 pontos em pouco mais de 10 minutos que esteve em quadra no período final. Nos segundos finais, Podziemski sofreu falta de GG Jackson e, com os dois lances livres convertidos, fez com que o time de San Francisco chegasse aos 20 pontos de vantagem, a maior liderança na partida, e encerrando confronto com a vitória no quarto por 36 a 28 e na partida por 121 a 101.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Golden State Warriors conquista o seu 21º triunfo na temporada 2023-24 da NBA, e continua ocupando a 12ª colocação da Conferência Oeste com 46,7% de aproveitamento (21-24). O Memphis Grizzlies sofre a sua 31ª derrota no campeonato, sendo a quarta consecutiva, mas segue na 13ª posição do Oeste com 36,7% de aproveitamento (18-31).
O próximo compromisso dos Warriors está marcado para este sábado (03), quando enfrentará o Atlanta Hawks (21-27) às 21h30 na State Farm Arena, em Atlanta. No dia seguinte, no domingo (04), os Grizzlies encaram o Boston Celtics (37-12) às 20h no TD Garden, em Boston.
Foto: Reprodução Twitter/Golden State Warriors