Robert Whittaker e Paulo Borrachinha se enfrentam no UFC 298 (Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)
Volkanovski (26v-3d) busca se aproximar do recorde de José Aldo de defesas consecutivas do cinturão peso-pena. O brasileiro fez história na divisão e tem oito vitórias em lutas valendo o título no UFC, enquanto o australiano tem seis. Invicto na divisão, o australiano tem no currículo vitórias impressionantes sobre Yair Rodriguez, Max Holloway e Brian Ortega. Volkanovski agora pretende entregar a Topuria sua primeira derrota na carreira de forma enfática.
Ilia Topuria (14v-0d) espera manter intacto seu cartel ao destronar Volkanovski na luta mais importante de sua carreira. Um lutador completo e com mãos pesadas, o espanhol conquistou vitórias memoráveis contra Josh Emmett, Bryce Mitchell e Ryan Hall. Topuria agora pretende finalizar Volkanovski e iniciar seu reinado no topo do peso-pena.
Borrachinha retorna ao Ultimate em duelo contra ex-campeão
Na luta co-principal do UFC 298, outro duelo bastante esperado pelos fãs. Após quase dois anos, Paulo Borrachinha retorna ao octógono para enfrentar o ex-campeão peso-médio, Robert Whittaker. Atual número 6 do ranking peso-médio, Borrachinha (14v-2d) não luta desde agosto de 2022, quando derrotou por decisão unânime o ex-campeão Luke Rockhold.
Borrachinha espera que uma vitória sobre o número 3 do ranking, Whittaker (24v-7d), o coloque mais próximo de uma nova chance pelo cinturão. O brasileiro de Contagem (MG) conquistou rapidamente os fãs com quatro nocautes seguidos em suas primeiras quatro lutas no UFC e chegou a disputar o cinturão da divisão, em 2020, mas foi derrotado por Israel Adesanya por nocaute no segundo round.
Além de Paulo Borrachinha, mais quatro brasileiros estarão em ação neste sábado, no UFC 298. No peso-palha, um duelo Brasil x Brasil promete mexer com o ranking da divisão. A número 3 do ranking, Amanda Lemos (13v-3d-1e), enfrenta a número 7, Mackenzie Dern (13v-4d).
Ambas buscam recuperação no octógono e manter vivo o sonho de ganhar o cinturão da divisão: Lemos retorna após ter lutado pelo título em agosto, contra a campeã Weili Zhang, e Mackenzie vem de uma derrota para a também brasileira e ex-campeã da divisão, Jessica Bate-Estaca, em novembro.
No peso-pesado, uma luta que contou com uma mudança de última hora. Marcos Pezão enfrentaria o neozelandês Justin Tafa. No entanto, na última sexta-feira (16), foi anunciado que Justin sofreu uma lesão e não poderia lutar no UFC 298. De forma surpreendente, a organização anunciou que o substituto seria o irmão do neozelandês, Junior Tafa, que vem de triunfo sobre Parker Porter. Pezão, por sua vez, vai em busca de recuperação após ser derrotado por Derrick Lewis.
O UFC 298 irá contar também com uma estreia brasileira. No peso meio-pesado, Brendson Ribeiro (15v-5d,1 NC) enfrenta o chinês Zhang Mingyang (16v-6d). O paraense foi contratado no ano passado após nocautear no primeiro round no Contender Series e impressionar o presidente do UFC, Dana White. Aos 27 anos, ele venceu todos os seus combates pela via rápida, com nove nocautes e seis finalizações.
CARD COMPLETO:
UFC 298
Anaheim, na Califórnia (EUA)
Sábado, 17 de fevereiro de 2024
Transmissão: UFC Fight Pass via streaming
Card principal (00h, horário de Brasília)
Cinturão peso-pena: Alexander Volkanovski x Ilia Topuria
Peso-médio: Robert Whittaker xPaulo Borrachinha
Peso meio-médio: Geoff Neal x Ian Machado Garry
Peso-galo: Merab Dvalishvili x Henry Cejudo
Peso-médio: Anthony Hernandez x Roman Kopylov
Card preliminar (20h30, horário de Brasília)
Peso-palha: Amanda LemosxMackenzie Dern
Peso-pesado:Marcos Pezão x Junior Tafa
Peso-galo: Rinya Nakamura x Carlos Vera
Peso meio-pesado: Zhang Mingyang xBrendson Ribeiro
Peso meio-médio: Josh Quinlan x Danny Barlow
Peso meio-médio: Oban Elliott x Val Woodburn
Peso-mosca: Andrea Lee x Miranda Maverick