O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu disse neste domingo (18), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “deveria ter vergonha de si mesmo”.
A declaração vem após o líder brasileiro afirmar que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.
“Hoje, o presidente do Brasil, comparou a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas – uma organização terrorista e genocida – ao Holocausto. O presidente Silva desonrou a memória de 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas. E demonizou o estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou Netanyahu.
A fala aconteceu em meio a um discurso do líder israelense na Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas.
Mais cedo, Netanyahu já tinha feito críticas ao presidente Lula em sua conta no X (antigo Twitter): “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender.”
הדברים של נשיא ברזיל מבישים וחמורים. מדובר בזילות השואה ובניסיון לפגוע בעם היהודי ובזכותה של ישראל להגן עצמה.
ההשוואה בין ישראל לשואת הנאצים ולהיטלר היא חציית קו אדום. ישראל נלחמת למען הגנתה והבטחת עתידה עד לניצחון המוחלט והיא עושה זאת תוך שמירה על הדין הבינלאומי.
החלטתי עם…
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) February 18, 2024
“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fará ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão”, afirmou.
Lula diz que Israel comete genocídio
Na manhã deste domingo, o presidente Lula realizou uma coletiva de imprensa, que marcou o fim de sua viagem à Etiópia e ao Egito.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele.
Lula respondia a uma pergunta sobre a decisão de seu governo de fazer novos aportes de recursos para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA).
“É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças. olha se teve algum erro nessa instituição que recolhe o dinheiro pura de quem errou, mas não suspenda a ajuda humanitária pro povo que tá. Quantas décadas, quantas décadas tentando construir o seu estado”, complementa.
Israel anuncia que vai repreender embaixador brasileiro
Após a declaração, o governo de Israel anunciou que vai repreender o embaixador brasileiro em Tel Aviv.
“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender”, escreveu em publicação no X (antigo Twitter) o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz.
הדברים של נשיא ברזיל מבישים וחמורים. אף אחד לא יפגע בזכותה של ישראל להגן על עצמה. הוריתי לאנשי משרדי לזמן את שגריר ברזיל לשיחת נזיפה מחר.
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) February 18, 2024
“Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã”, completou.
Compartilhe: