A próxima fase da CONMEBOL Libertadores promete grandes confrontos


  • Os jogos de ida da Fase 2 da CONMEBOL Libertadores 2024 serão disputados de 20 a 22 de fevereiro.
  • Dos oito duelos da fase sairão os clubes que darão mais um passo rumo à fase de grupos da Glória Eterna.

As cidades de Caracas, El Alto, Medellín, Cochabamba, Assunção, Valência e Mendoza receberão os jogos de ida da Fase 2 da CONMEBOL Libertadores 2024. De 20 a 22 de fevereiro, dezesseis clubes sul-americanos se enfrentarão com o objetivo de conquistar alguma vantagem para o jogo de volta e colocar um pé na próxima etapa do torneio continental.

Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela têm dois clubes cada na competição, enquanto Argentina, Equador, Peru e Uruguai têm uma equipe competindo no torneio.

– Terça, 20 de fevereiro:

Em Caracas: Portuguesa (VEN) x Palestino (CHI)

Estádio: Olímpico Nacional Brígido Iriarte

Horário: 18h00 (hora local) – 22:00h (GMT)

Árbitro: Augusto Aragón (EQU)

VAR: Carlos Orbe (EQU)

Antecedentes:

  • Palestino e Portuguesa já se defrontaram duas vezes na CONMEBOL Libertadores, com duas vitórias para a equipe chilena, incluindo uma histórica goleada: 6 a 0 em abril de 1979.
  • Portuguesa volta à CONMEBOL Libertadores depois de 40 anos. Sua última participação foi em 1984, quando venceu três jogos, mas foi eliminada na fase de grupos do torneio.
  • Esta é a terceira vez que o Palestino participa da CONMEBOL Libertadores, iniciando sua campanha na Fase 2. O time avançou para a Fase 3 nas duas ocasiões anteriores (2019 e 2020), mas chegou à fase de grupos apenas em 2019.

Em El Alto: Always Ready (BOL) x Sporting Cristal (PER)

Estádio: Municipal de Villa Ingenio

Horário: 20h30 (horário local) – 00:30h (GMT)

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

VAR: Juan Soto (VEN)

Antecedentes:

  • Always Ready e Sporting Cristal já se enfrentaram duas vezes na CONMEBOL Libertadores, ambas na fase de grupos de 1968. O clube peruano está invicto contra este adversário, com uma vitória (4 a 1) e um empate (1 a 1).
  • Always Ready participa da CONMEBOL Libertadores pela quarta edição consecutiva. Em 2021 e 2022, a equipe se classificou diretamente para a fase de grupos, mas no ano passado foi eliminada pelo Magallanes na Fase 2.
  • Sporting Cristal participa da CONMEBOL Libertadores seis vezes consecutivas. É a segunda melhor série de participações no torneio, depois de um recorde de 13 temporadas entre 1995 e 2007.

Em Medelín: Águilas Doradas (COL) x RB Bragantino (BRA)

Estádio: Atanasio Girardot

Horário: 19h30 (hora local) – 00:30h (GMT)

Árbitro: Gustavo Tejera (URU)

VAR: Antonio García (URU)

Antecedentes:

  • Águilas Doradas e Red Bull Bragantino nunca se enfrentaram em competições da CONMEBOL. O único adversário brasileiro que já enfrentou a equipe colombiana foi o Coritiba, na CONMEBOL Sudamericana de 2013. Águilas Doradas venceu os dois jogos: 1 a 0 como visitante e 2 a 1 em casa.
  • É a primeira vez que Águilas Doradas participa da CONMEBOL Libertadores. O clube colombiano já participou em seis edições da CONMEBOL Sudamericana, sendo que em 2023 foi eliminado na Fase 1.
  • Red Bull Bragantino participa dos torneios da CONMEBOL pela quarta temporada consecutiva. A equipe esteve na CONMEBOL Sudamericana em 2021 e 2023, e na CONMEBOL Libertadores em 2022 e 2024.

– Quarta, 21 de fevereiro:

Em Cochabamba: Aurora (BOL) x Botafogo (BRA)

Estádio: Félix Capriles

Horário: 20h30 (horário local) – 00:30h (GMT)

Árbitro: Cristian Garay (CHI)

VAR: Fernando Vejar (CHI)

Antecedentes:

  • Aurora e Botafogo nunca jogaram entre si em competições da CONMEBOL. O time boliviano enfrentou rivais brasileiros quatro vezes nesses torneios: o Grêmio na CONMEBOL Libertadores 2009 (2D) e o Vasco na CONMEBOL Sudamericana 2011 (1V e 1E).
  • Aurora está invicto nos seus dois últimos jogos da CONMEBOL Libertadores (1V e 1E). Esta é a primeira vez que o clube boliviano fica invicto em jogos consecutivos no torneio.
  • Botafogo está na CONMEBOL Libertadores pela quarta vez no século 21. Em duas das três ocasiões anteriores, o Fogão teve que disputar a fase classificatória (2014 e 2017), e foi para a fase de grupos em ambas as ocasiões.

Em Assunção: Nacional (PAR) x Atlético Nacional (COL)

Estádio: Defensores del Chaco

Horário: 21h30 (hora local) – 00:30h (GMT)

Árbitro: Dario Herrera (ARG)

VAR: Silvio Trucco (ARG)

Antecedentes:

  • Atlético Nacional passou para a próxima fase em duas das últimas três fases da CONMEBOL Libertadores em que enfrentou adversários paraguaios. No entanto, a única vez que não conseguiu passar à fase seguinte nesse período, jogando com paraguaios, foi na última série eliminatória: Fase 2 da edição de 2022 x Olimpia.
  • Nacional venceu sete dos seus últimos nove jogos em casa pela CONMEBOL Libertadores (1E e 1D). Além disso, se não sofrer nenhum gol no jogo com o Atlético Nacional, alcançará a sua mais longa série invicta na competição como anfitrião, igualando o seu recorde de abril a julho de 2014 (3V).
  • Atlético Nacional chegou à Fase 2 em três das suas últimas quatro participações na CONMEBOL Libertadores. O Verdolaga se classificou para a fase de grupos uma vez (2021), avançou para a Fase 3 em outra (2019) e foi eliminado na segunda fase na última ocasião (2022).

Em Valencia: Academia Puerto Cabello (VEN) x Nacional (URU)

Estádio: Polideportivo Misael Delgado

Horário: 18h00 (hora local) – 22:00h (GMT)

Árbitro: Braulio Machado (BRA)

VAR: Wagner Reway (BRA)

Antecedentes:

  • Puerto Cabello e Nacional nunca se enfrentaram em competições da CONMEBOL. A equipe venezuelana vai enfrentar o seu segundo adversário na CONMEBOL Libertadores. O primeiro foi também do Uruguai (Defensor Sporting).
  • Clubes da Venezuela e do Uruguai já se enfrentaram três vezes nas eliminatórias da CONMEBOL Libertadores. A única vez que a equipe venezuelana passou à fase seguinte foi na edição atual, com o próprio Puerto Cabello eliminando o Defensor Sporting.
  • Esta será a 28ª participação consecutiva do Nacional na CONMEBOL Libertadores. É a mais longa série de participações na história do torneio. A última edição sem o Bolso aconteceu em 1996. Apenas a edição de 2015 não contou com o Nacional na fase de grupos.

– Quinta, 22 de fevereiro:

Em Assunção: Trinidense (PAR) x El Nacional (EQU)

Estádio: Defensores del Chaco

Horário: 19h00 (hora local) – 22:00h (GMT)

Árbitro: Roberto Pérez (PER)

VAR: Joel Alarcón (PER)

Antecedentes:

  • Trinidense é a única equipe nas eliminatórias da CONMEBOL Libertadores 2024 que nunca disputou jogos em competições continentais.
  • As últimas quatro participações do El Nacional na CONMEBOL Libertadores terminaram todas nas fases preliminares. O time equatoriano não conseguiu avançar para os grupos em 2009, 2012, 2017 e 2023.
  • As duas últimas equipes paraguaias que estrearam na CONMEBOL Libertadores o fizeram na fase preliminar. Tacuary foi eliminado pelo Palmeiras em sua estreia em 2005 e o Deportivo Capiatá conseguiu avançar para a terceira fase em 2017, eliminando o Deportivo Táchira e o Universitario, antes de perder para o Athletico Paranaense.

Em Mendoza: Godoy Cruz (ARG) x Colo-Colo (CHI)

Estádio: Malvinas Argentinas

Horário: 21h30 (hora local) – 00:30h (GMT)

Árbitro: Flavio De Souza (BRA)

VAR: Rodolpho Toski (BRA)

Antecedentes:

  • Godoy Cruz e Colo-Colo não jogaram ainda em torneios da CONMEBOL. O time argentino já recebeu duas vezes equipes chilenas na CONMEBOL Libertadores, perdendo para a Universidad de Chile em 2012 (0 a 1) e vencendo a Universidad de Concepción em 2019 (1 a 0).
  • Godoy Cruz disputa a CONMEBOL Libertadores pela quinta vez, a primeira vez que não se classificou diretamente para a fase de grupos. Em suas duas últimas participações no torneio (2017 e 2019), a equipe argentina chegou às oitavas de final.
  • Colo-Colo está nas eliminatórias da CONMEBOL Libertadores pela quarta vez. O Cacique não se classificou para a fase de grupos em nenhuma das ocasiões anteriores (2005, 2006 e 2017).

CONMEBOL.com / OPTA





Source link