O Sport enfrenta o Fortaleza na noite desta quarta-feira (21), às 21h30, na Arena de Pernambuco, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Além de se tratar de um dos principais clássicos regionais, o duelo de Leões marcará o primeiro embate entre os dois amigos e técnicos argentinos: Mariano Soso e Juan Pablo Vojvoda.Discípulos de Marcelo Bielsa, uma das principais referência para grande parte dos treinadores hermanos, ambos são adeptos do estilo aguerrido e dos métodos de trabalho do “El Loco”. Enquando Vojvoda tem um dos trabalhos mais consolidados dos últimos anos no futebol brasileiro, Soso acabou de completar 50 dias à frente da equipe pernambucana. O pouco tempo de comando, no entanto, já vem surpreendendo, já que o Sport tem o melhor início de temporada dos últimos 15 anos.
Em relação ao retrospecto no Nordestão, as duas equipes têm campanhas exatamente iguais: duas vitórias, uma derrota e dois gols positivos de saldo. As posições nas suas respectivas chaves, no entanto, são diferentes. Os rubro-negros ocupam o terceiro lugar do Grupo A, enquanto os tricolores são os vice-líderes do Grupo B.
“É um jogo que estou esperando. O jogo é dos jogadores, mas nós temos a tarefa muito importante de desenhar um plano que neutraliza e possa agredir o Fortaleza. Se existe uma diferença entre duas equipes, cabe ao treinador diminuí-la. Juan Pablo tem tido atitudes muito solidárias comigo. Desde que fiquei no Recife, foi muito generoso. Mas não acho que será generoso no jogo”, disse Mariano Soso.
Para a partida de logo mais, o técnico do Leão não poderá contar com a presença do atacante Zé Roberto, jogador que teve mais participações em gols pelo Sport na temporada, anotando três e dando cinco assistências. Ele acabou lesionando a mão na vitória por 1×0 diante do Porto, no final de semana, pelo Campeonato Pernambucano, e passará por uma cirurgia. Sua previsão de retorno é de um mês.
Sobre a escalação, Soso deve dar sequência a rotação de elenco que vem propondo e fará mais mudanças no time titular. Na defesa, Alisson Cassiano formará dupla de zaga com Luciano Castan, enquanto Rafael Thyere ficará como opção no banco. No meio de campo, a dobradinha entre Alan Ruiz e Lucas Lima deve ser repetida, tendo o argentino como armador e o brasileiro como ponta esquerdo, no lugar de Romarinho.
“Acho importante centralizar nossa atenção em nossas virtudes, mas é um jogo de oposição. Eles jogam na Série A, têm qualidade e algo muito destacado que é um modelo de jogo muito claro e um grande estrategista, o Vojvoda. Acho que vamos enfrentar uma das melhores equipes da Série A do futebol brasileiro”, explicou o treinador do Sport.
FICHA DO JOGO
SPORT: Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castan e Felipinho; Felipe, Fábio Matheus e Alan Ruiz; Fabricio Domínguez, Lucas Lima e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Escobar; Zé Welison, Pochettino e Kervin; Pikachu, Moisés e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
- Competição: Copa do Nordeste (4ª rodada)
- Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
- Árbitro: Wallas Martins (MA)
- Assistentes: Ivanildo Gonçalves e Rafael Costa (ambos do MA)
- Transmissão: SBT, DAZN e Nosso Futebol