Cis ou trans? O primeiro termo deixou Jair Bolsonaro (PL) em dúvida durante o depoimento do ex-presidente à Polícia Federal, realizado na última quinta-feira. Ouvido no âmbito da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, , segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, ele não soube responder ao delegado se era uma pessoa cis (cisgênero) já que não tinha ideia do significado da palavra.
- Ecossexual, demissexual, sapiossexual: entenda orientações sexuais reveladas por famosos
- Quem foi Buba na primeira versão de ‘Renascer’? Personagem era ‘hermafrodita’ e não trans; entenda a diferença
Cisgênero é a pessoa que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) do nascimento. Já a pessoa transgênero (trans) é aquela que não se identifica com esse sexo biológico. Esta pergunta passou a fazer parte dos questionários da PF, segundo o Metrópolis, a partir do terceiro mandato de Lula, de acordo com novas diretrizes LGBTQIA+.
Apesar de fazer parte da sigla LGBTQIAP+, o termo trans (T) não tem a ver com orientação sexual. Uma pessoa trans pode ter atração sexual pelo mesmo sexo que se identifica, pelo sexo oposto ou pelos dois.
Lésbicas (pessoas que se identificam com o sexo feminino e sentem atração sexual também pelo sexo feminino), Gays (pessoas que se identificam com o sexo masculino e sentem atração sexual também pelo sexo masculino) e Bissexuais (pessoas que sentem atração por ambos os sexos) são os três primeiros representados pela sigla LGBTQIAP+.
Logo na sequência vêm o Trans (já explicado acima), Queer (termo da língua inglesa para se referir a quem não se rotula por nenhum gênero) e Intersexual. Este último diz respeito a pessoas que nascem com características físicas, genéticas ou cromossomiais dos sexos masculino e feminino. Podem, por exemplo, ter testículos e ovários, produzir hormônios masculinos e femininos ou diversas outras combinações.
O A da sigla faz referência aos Assexuais, aqueles que não têm desejo sexual, a falta do sexo não é um fator impeditivo para que vivam e se sintam bem. Entretanto, esta orientação não pode ser reduzia a isto. Existem diferentes tipos de assexuais: os estritos, que não tem relação sexual nunca; os demissexuais, que só tem relação sexual com envolvimento afetivo (Giovanna Ewbank foi uma famosa que admitiu ser demissexual); e os assexuais da área cinza, os que em raros momentos da vida sentem atração sexual.
O P diz respeito aos Pansexuais, que têm atração por um ou mais gêneros. É semelhante ao Bissexual, mas não se restringe ao conceito de gênero. Não tem, no entanto, nada a ver com plantas ou animais, estereótipo que é comumente usado para falar sobre essas pessoas.
Para abarcar mais indivíduos e suas particularidades, foi adicionado à sigla o símbolo +. Nele estão contidos, por exemplo, os sapiossexuais, pessoais que têm atração sexual por pessoas inteligentes, que se sentem atraídos pela boa conversa antes mesmo da aparência física. Bela Gil é um exemplo de sapiossexual.