Dominar Conhecimentos Bancários é fundamental não apenas como uma etapa necessária, mas também como um diferencial estratégico para se destacar na prova do concurso da Caixa. Com grande relevância para o cargo de Técnico Bancário, saiba o que estudar para a disciplina e veja dicas para a avaliação.
Diferente dos concursos anteriores, o novo edital da Caixa trouxe a disciplina de Conhecimentos Bancários exclusivamente para a área geral do cargo de Técnico Bancário Novo (TBN).
Para o professor e especialista do Qconcursos, Luiz Rezende, essa mudança reflete a busca por uma maior especialização no cargo, com foco ampliando nas atividades de vendas de produtos e serviços bancários.
Mas, afinal, o que estudar para Conhecimentos Bancários da Caixa?
O que estudar em Conhecimentos Bancários para o concurso Caixa?
A prova da Caixa para Técnico Bancário Novo consistirá em 60 questões, sendo 25 de conhecimentos básicos e 35 de conhecimentos específicos.
Do total de questões para a parte específica, 15 serão dedicadas a Conhecimentos Bancários. Isso evidencia a relevância do tema para o novo perfil de Técnico Bancário Novo da instituição financeira.
Segundo o professor de Conhecimentos Bancários do Qconcursos, Eduardo Newman, é fundamental iniciar os estudos compreendendo as entidades que compõem o Sistema Financeiro Nacional, indo além das instituições bancárias e do Banco Central.
Ele destaca a existência de uma pirâmide das entidades que constituem o sistema, abrangendo os órgãos reguladores como o CMN, entidades de supervisão como o Bacen, e entidades operadoras (como a Caixa).
Com base nos concursos anteriores da Caixa, Newman destaca que produtos e serviços bancários são temas recorrentes em Conhecimentos Bancários, exigindo atenção especial dos candidatos.
Que tal ter acesso a dicas de estudos para o concurso Caixa em um único local? Folha Dirigida, junto com o Qconcursos, produziu um e-book com o Guia de Estudos para a Caixa. BAIXE O E-BOOK AQUI!
Concurso Caixa terá provas em maio
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Senado)
Quanto à banca do concurso da Caixa, o professor Newman aponta que a Cesgranrio elabora questões com um nível médio de complexidade, sem grandes polêmicas nos gabaritos.
O professor ainda acrescenta: “A literalidade de disposições legais e normativas é bem relevante para um bom desempenho nas provas elaboradas pela Cesgranrio”.
++ Comece agora a estudar para o concurso da Caixa Econômica Federal
Como serão as provas da Caixa para nível médio?
A prova de técnico bancário, prevista para o dia 26 de maio, será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 35 de Conhecimentos Específicos.
Para técnico bancário tradicional, a estrutura será a seguinte:
Conhecimentos Básicos (25 questões)
- Língua Portuguesa: 5 questões;
- Língua Inglesa: 5 questões;
- Matemática Financeira: 5 questões;
- Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões; e
- Comportamentos éticos e compliance: 5 questões.
Conhecimentos Específicos (35 questões)
- Conhecimentos Bancários: 15 questões;
- Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação: 5 questões;
- Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões;
- Atendimento Bancário: 10 questões.
Já para o técnico bancário de Tecnologia, a estrutura será a seguinte:
Conhecimentos Básicos (25 questões)
- Língua Portuguesa: 5 questões;
- Língua Inglesa:5 questões;
- Matemática Financeira: 5 questões;
- Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões; e
- Comportamentos éticos e compliance: 5 questões.
Conhecimentos Específicos (35 questões)
- Tecnologia da Informação: 30 questões; e
- Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões.
>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!