Newcastle quer se antecipar e trazer africano que toda Europa está de olho


A temporada do Newcastle é um desastre. Depois do excelente desempenho em 2022/2023, os Magpies passaram a sofrer com o acúmulo de lesões e caíram drasticamente de produção neste ano. Já de olho em 2024/2025, Eddie Howe, técnico da equipe, deseja observar de perto um jovem que pertence ao clube, mas que vem fazendo barulho em outro lugar. Trata-se de Yankuba Minteh, atacante de 19 anos, contratado pelo Newcastle em julho de 2023 e cedido por empréstimo ao Feyenoord.

Jogador de Gâmbia, Minteh custou cerca de 8 milhões de euros aos cofres do Newcastle no verão passado. Revelado pelo Steve Biko FC, clube de seu país natal, o atacante se transferiu para o Odense Boldklub, da Dinaramca, no meio de 2022. E logo na sua primeira temporada em solo europeu, conseguiu se destacar. Pela equipe dinamarquesa, marcou quatro gols e concedeu seis assistências em 17 jogos. Os números e o bom desempenho em campo chamaram a atenção dos Magpies, que resolveram investir na compra do jovem.

O objetivo do Newcastle com o empréstimo de Yankuba Minteh ao Feyenoord era fazer com que o garoto ganhasse experiência e rodagem em uma boa liga europeia. E a meta do clube inglês foi alcançada. O jovem se tornou peça importante da equipe holandesa e tem conseguido demonstrar seu potencial. Na atual temporada, já balançou as redes seis vezes e concedeu três assistências em 25 partidas.

A rápida desenvoltura de Minteh no Feyenoord aliada ao acúmulo de lesões do Newcastle fizeram com que Howe cogitasse o retorno do garoto já para a segunda metade desta temporada. O treinador consultou a diretoria dos Magpies sobre tal possibilidade, mas obteve resposta negativa. “Não há cláusula (para destituí-lo), então é uma situação difícil para nós. Avaliaremos todas as opções em relação a isso”, disse o comandante durante uma entrevista coletiva.

Não há o que se preocupar, Howe… Minteh retornará ao Newcastle em junho

O Newcastle terá de se virar sem Yankuba Minteh nesta reta final de temporada. Com muitos problemas de lesão e desempenho irregular dentro de campo, Eddie Howe tem a missão de recuperar a confiança dos jogadores e tentar uma vaga em competições europeias, o que neste momento parece quase impossível. Com 37 pontos conquistados, os Magpies ocupam o 10º lugar da Premier League. O Aston Villa, 4º colocado e primeiro time na zona de classificação para Champions League, soma 52. Enquanto Tottenham (5º) e Manchester United (6º), possuem 47 e 44 pontos, respectivamente.

Talentoso e com um potencial enorme de crescimento, Minteh só quer saber de uma coisa: jogar bola. No Feyenoord, o jovem é bastante utilizado pelo técnico Arne Slot. E ele espera o mesmo quando retornar ao Newcastle em junho. Howe avaliará o garoto durante a pré-temporada e a tendência é que o mantenha no plantel. Afinal, o treinador dos Magpies já deixou claro que a porta sempre estará aberta para os jovens que se dedicarem e trabalharem duro durante a pré-temporada do clube. Isso ficou comprovado quando o comandante levou Lewis Miley, de 17 anos, para amistosos nos Estados Unidos e lhe deu uma chance na equipe principal nesta temporada.



Source link