Bancada do União Brasil avalia levar Bivar ao Conselho de Ética da Câmara e partido discutirá afastamento | Política


O deputado Danilo Forte (União-CE) disse nesta terça-feira (12) que a bancada do União Brasil poderá levar o atual presidente do partido, Luciano Bivar (PE), ao Conselho de Ética da Câmara. A fala do parlamentar ocorre em meio a suspeitas levantadas contra Bivar pelo presidente eleito da legenda, Antônio Rueda, que o acusa de ter feito ameaças contra ele e sua família. Após encontro com a bancada, o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), afirmou que uma reunião da Executiva Nacional será convocada para apreciar o eventual afastamento de Bivar da presidência.

Desde que Rueda foi eleito para assumir a presidência da sigla a partir de junho, ele e Bivar vivem uma guerra interna. O futuro presidente também apontou uma suposta participação de Bivar no incêndio de duas casas que ele e sua irmã têm em um condomínio em Pernambuco.

Bivar tem apontado fraude na eleição, que classificou como “fajuta” em conversa com a imprensa nesta manhã no Palácio do Planalto.

“Tem que arguir e ir fundo na investigação. O União tem que, primeiro, levar para o Conselho de Ética as denúncias que foram feitas. O presidente do partido, que ainda está ainda como presidente [Bivar], tem que clarear, nominar as acusações que ele fez sobre mal uso do fundo partidário, tem que dar nomes e comprovar o que está falando. Se não, cria suspeição sobre todos os membros do partido e isso dilacera no partido.”

A respeito das acusações feitas por Rueda contra Bivar, Forte disse que elas requerem “criminalização” e “expulsão do partido”, caso comprovadas.

“Se de fato esse absurdo de ameaça, do crime contra o patrimônio, do incêndio, se comprovar que foi uma ação de um dos membros do partido ou a serviço do partido, isso requer criminalização, cadeia, expulsão do partido e tem que responder penalmente por isso”, afirmou.

Questionado sobre o racha na legenda, o parlamentar afirmou que “o partido está se unindo diante da situação que está colocada”. “A maioria do partido está se unindo em nome da preservação da ética, da política e da boa relação.”

Reunião da Executiva Nacional

Elmar Nascimento afirmou que será convocada para esta quarta-feira (13) uma reunião da Executiva Nacional para apreciar o eventual afastamento de Luciano Bivar do comando do partido.

“Foi unânime a decisão de convidar os demais deputados, os senadores, os governadores, os prefeitos para ouvi-los sobre o momento delicado do que está acontecendo e convocar formalmente a Executiva Nacional do partido amanhã para tomarmos uma decisão definitiva sobre tudo que está acontecendo e para mostrar unidade do nosso partido. A opção é afastar o presidente [Bivar] ou não”, disse Nascimento ao Valor.

Ainda segundo ele, deputados próximos a Bivar podem sugerir que ele se afaste da legenda antes de um afastamento votado pelos demais integrantes da Executiva.

“As recentes declarações em coletivas convocadas por ele não falam pelo nosso partido, pela nossa bancada, não nos representam. Seria melhor que ele pedisse por espontânea vontade seu afastamento para não sermos obrigados a deliberar sobre isso”, acrescentou.

Minutos após a reunião, já estava em curso uma mobilização por assinaturas de um documento que viabilize a convocação de uma reunião extraordinária da Executiva. “Advogados estão providenciando as formalidades para cumprir tudo que o estatuto prevê.”

Apesar dessa possível iniciativa de parlamentares tentarem convencer Bivar a renunciar da presidência do União, o líder do partido na Casa não acredita nesse desfecho pacífico. “Não acredito. Se não fez até agora, não vejo porque vá fazer. Quem sabe dê uma chama de lucidez, afinal de contas ele é o maior responsável por esse patrimônio construído, que é esse partido. Isso todos nós reconhecemos”.

Caso Bivar seja afastado do posto, Rueda, que é atual vice-presidente da sigla, já assumiria o comando do partido. Se Bivar aceitasse renunciar, o assunto estaria resolvido, explica Nascimento. Segundo ele, isso estancaria a crise vivida pela sigla.

Bivar terá amplo de direito de defesa, mas o líder acredita que a permanência dele no comando do partido “é muito difícil”. “Todos concordaram que é insustentável as palavras que tem sido colocadas por quem tem a maior responsabilidade de preservar a imagem do partido.”

Deputado Danilo Forte (União-CE) — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputado Danilo Forte (União-CE) — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados



Source link