Nesta sexta-feira (15), Toulouse x Lyon abriram a 26ª rodada da Ligue 1 em um confronto direto de meio de tabela. As duas equipes mediram forças no Estádio Municipal de Toulouse e os visitantes levaram a melhor. Dando sequência a sua campanha de recuperação na competição, os Gones contaram com a estrela de Rayan Cherki para emplacar mais uma vitória importante no certame. Em 2º maluco, recheado de reviravoltas, o Lyon sorriu por último e, de virada, triunfou por 3 a 2.
Com a vitória, o Lyon foi a 34 pontos, se manteve na 10ª colocação e encostou no Rennes e Reims, oitavo e nono, respectivamente. O Toulouse, por sua vez, segue em 11º (29 pontos) e pode perder posições até o fim da rodada.
O Toulouse volta a campo no dia 31 de março (domingo), quando visita o Clermont, em jogo válido pela 27ª rodada da Ligue 1. A bola rola a partir das 10h (horário de Brasília), no Estádio Gabriel-Montepied. Já o Lyon recebe o Reims, às 17h (horário de Brasília) do dia 30 de março (sábado), no Parc Olympique Lyonnais, também pela Ligue 1.
💥 C’EST FINI ! 💥
Les Gones l’emportent à Toulouse après un scénario fou 🤩
Ils n’ont jamais lâché ! 👊
Bravo messieurs 🔴🔵
#TFCOL pic.twitter.com/p7N6vYlSJe
— Olympique Lyonnais (@OL) March 15, 2024
Em 1º tempo monótono, Lacazette coloca Lyon em vantagem
Atravessando seu melhor momento na temporada, o Lyon chegou motivado para o jogo contra o Toulouse. Afinal, foram seis vitórias nas últimas oito partidas, com direito a uma dramática classificação (nos pênaltis) à semifinal da Copa da França neste recorte. Sem a pressão do começo da temporada, quando chegou a ficar em situação desesperadora na zona de rebaixamento, os Gones entraram em campo decididos a buscarem um novo triunfo. Por isso, mesmo atuando longe de seus domínios, a equipe visitante tomou a iniciativa e encurralou os donos da casa nos primeiros minutos.
Aniversariante do dia (87 anos), o Toulouse não começou bem a partida. Nervoso, o time mandante abusou dos passes errados e não conseguiu segurar o ímpeto ofensivo inicial do Lyon. Aos poucos, contudo, a equipe comandada pelo espanhol Carles Martínez foi se encontrando e igualando as ações em campo. No geral, o 1º tempo foi marcado por uma ligeira superioridade do Lyon, disputas no meio-campo e poucas chances claras de gol para ambos os lados. Em um dos raros lances de perigo dos 45′ iniciais, Lacazette não perdoou. O experiente atacante francês pegou o rebote após chute na trave de Tolisso e, quase que da marca do pênalti, emendou arremate forte, no canto, colocando os Gones em vantagem.
Toulouse consegue virada relâmpago, mas resiliência do Lyon fala mais alto no fim
Baixa intensidade, lances burocráticos e jogo lento. A etapa inicial de Toulouse x Lyon definitivamente representou uma partida típica de meio de tabela. Na etapa complementar, entretanto, tal premissa mudou por completo. Atrás no placar, os donos da casa voltaram do intervalo com outra postura e os Gones não suportaram a pressão. Kamanzi recebeu passe por elevação, invadiu a área adversária e serviu Dallinga. Na hora certa e lugar certo, o camisa 9 empurrou para as redes e deixou tudo igual no Municipal de Toulouse.
O Lyon acusou o golpe. Foi só apertar um pouco a defesa, que os Gones entregaram. Depois do gol de Dallinga, o Toulouse manteve o volume ofensivo, se aproveitou da fragilidade do adversário e virou o jogo. Nuamah cometeu pênalti infantil em Yann Gboho e o árbitro não titubeou em apitar. Na marca da cal, Vincent Sierro tirou totalmente do raio de alcance de Anthony Lopes e marcou o segundo.
Insatisfeito com o péssimo desempenho do Lyon no 2º tempo, o técnico Pierre Sage resolveu agir. Na tentativa de ao menos salvar um ponto em Toulouse, o treinador mandou o talentoso Rayan Cherki a campo. Deu muito certo. O jovem meia-atacante de 20 anos precisou de poucos minutos para fazer a diferença e mudar a história do jogo. Com 32′ no relógio, ele estufou as redes em arremate seco e preciso. Pouco tempo depois, cruzou na cabeça de Jake O’Brien e viu o zagueiro decretar a vitória de virada dos Gones.
Estatísticas de Toulouse 2 x 3 Lyon – Ligue 1 2023/2024
- Posse de bola: 49% x 51%
- Faltas: 18 x 12
- Finalizações: 13 x 18
- Finalizações no gol: 5 x 6
Apesar da temporada para lá de irregular, Lyon ainda pode levantar um troféu em 2023/2024
Como citado, o péssimo início de temporada do Lyon chegou a assustar os torcedores do clube. Os Gones passaram diversas rodadas na zona de rebaixamento e não davam sinais de recuperação. Para alívio dos fãs, a melhora veio. O time embalou sequência positiva, deixou a incômoda região do Z3 e passou a ocupar o meio de tabela. Mas ainda é pouco para a grandeza da instituição.
Apesar do principal objetivo do Lyon em 2023/2024 ser evitar o rebaixamento, o clube ainda pode encerrar a conturbada temporada com um título. No final de fevereiro, os Gones bateram o Strasbourg nos pênaltis (4 a 3) após empate sem gols no tempo normal e garantiram vaga na semifinal da Copa da França. O adversário da vez será o Valenciennes, atual lanterna da Ligue 2 – 2ª divisão do futebol francês.