Porto em Foz terá nova estrutura para cargas, câmara fria e docas


Divulgação/MultilogDivulgação/Multilog

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Obras começam no primeiro semestre e incluem docas com temperaturas controladas

A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do país, anunciou nesta semana a construção de um novo porto seco em Foz do Iguaçu (PR), destinado à alavancagem das movimentações de carga na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Com previsão de início ainda no primeiro semestre, o terminal logístico receberá investimentos de R$ 500 milhões em duas fases, conforme contrato assinado com a RFB (Receita Federal do Brasil) em dezembro do ano passado.

A obra será instalada às margens da rodovia BR-277 , e deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. O terminal terá capacidade para a circulação de até 2 mil caminhões por dia em 15 anos. “Estamos muito satisfeitos com a construção do futuro Porto Seco, que trará uma nova realidade para o transporte de cargas e comércio exterior da região”, afirma Djalma Vilela, presidente da Multilog. “Por meio de uma infraestrutura mais ampla, robusta e melhor localizada iremos aprimorar e expandir as nossas operações.”

Em relação à área de armazenagem, são 4,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m² de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas. A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além do scanner.

Em ternos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos totalmente automáticos.

Haverá também uma área de 1,9 mil m² para os motoristas, dividida em sete espaços distintos, sendo seis deles internos e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.

Localização estratégica

O terreno total do novo empreendimento, de 550 mil m², está situado fora da área urbana da cidade e com fácil acesso à perimetral leste, que terá uma ligação direta para a nova ponte da integração, via em construção que termina na BR-277, cujas obras devem ser concluídas de forma sincronizada com a da unidade alfandegada.

A localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi pensada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade. “A localização do terreno vai facilitar a circulação dos caminhões que irão operar no novo porto seco, trazendo melhorias aos caminhoneiros e à toda população da cidade”, explica o presidente da Multilog.

Foz do Iguaçu já conta atualmente com um Porto Seco, também operado pela Multilog desde 2016 e que é o maior terminal logístico do tipo na América Latina, em termos de movimentações de cargas terrestres. Instalado no perímetro urbano, por sua vez, movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a RFB — movimentações que serão impulsionadas, a partir de 2025, com a nova infraestrutura.





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