Dia Mundial da Água: Prefeitura destaca ações de preservação dos mananciais – Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista


Nascente do Rio Verruga no Poço Escuro

O dia 22 de março foi estabelecido como Dia Mundial da Água pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. A data tem o objetivo de destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância desse recurso vital para a sobrevivência humana. Em Vitória da Conquista, o Governo Municipal vem promovendo diversas ações para a recuperação dos mananciais.

Ao longo das décadas, os mananciais existentes na cidade, a exemplo da Lagoa do Jurema, Lagoa das Bateias e Poço Escuro, foram bastante degradados, chegando, praticamente, a desaparecer. “Nós iniciamos a revitalização destas áreas na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e dêmos continuidade na gestão da prefeita Sheila Lemos. Além da revitalização, têm sido desenvolvidas atividades de conscientização com a equipe do Módulo de Educação Ambiental e fiscalização destas áreas para evitar a ocupação humana e o descarte de lixo e entulho” explicou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Revitalização da Lagoa das Bateias

Na Lagoa das Bateias, que está em pleno processo de revitalização e recuperação, a ação permitirá a proteção do afluente do rio Santa Rita, que aflora ali e desemboca na região dos Campinhos. O Santa Rita é um afluente do rio Verruga.

No Poço Escuro, que está localizado no Parque da Serra do Periperi, as atividades de proteção da mata ciliar estão protegendo a principal nascente do Rio Verruga com revitalização, reflorestamento, limpeza com a retirada de lixo, fiscalização e a notificação de mais de 100 proprietários de imóveis nas proximidades do Poço Escuro, com a recomendação para que eles eliminem as fossas sépticas e liguem os resíduos de suas residências à tubulação de esgotamento sanitário da Embasa.

Já na Lagoa do Jurema, cujo local era considerado um lixão, totalmente abandonado, a Prefeitura retirou mais de mil toneladas de resíduos de construção civil e doméstico que foram depositados ali durante décadas. Após a retirada dos resíduos, foi realizado o plantio de mais de 10 mil mudas e refeito o cercamento. Segundo Ana Cláudia, com essas ações, a ocorrência de descarte de lixo no local diminuiu, pois além da revitalização foi realizado um trabalho de conscientização com a população da região.

Além dessas ações de preservação, o município aderiu à Meta 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da garantia, disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, fatores primordiais à saúde da população e do meio ambiente.

Dia de Conscientização

Para celebrar o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Módulo de Educação Ambiental, realizou na tarde desta sexta-feira (22), uma atividade de conscientização na reserva ambiental do Poço Escuro com idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Lá, eles caminharam por uma pequena trilha e conheceram um pouco da história do Rio Verruga, principal afluente de Vitória da Conquista e que já foi a principal fonte de abastecimento da cidade.

Uma das visitantes, Dilma Lopes, relatou já saber da história de quando as pessoas iam buscar água no Poço Escuro. “Na época que a cidade era menor e as pessoas vinham aqui buscar água para beber e até para vender na Ceasa. Por isso, celebrar o Dia Mundial da Água é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar desse recurso e garantir que as gerações futuras também possam desfrutar dele”, declarou a aposentada.

Aos idosos, a educadora ambiental da Semma, Sheila Esteves, levou a mensagem de que a preservação dos recursos naturais é essencial para garantir um futuro sustentável para a cidade e salientou a importância do Poço Escuro e do Rio Verruga para a história e o desenvolvimento de Conquista. “É realmente fundamental que as pessoas visitem, conheçam e valorizem esses locais, reconhecendo sua importância cultural e ambiental”, destacou.





Source link